Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Nota Oficial do Diretório Central dos Estudantes

23 de Março de 2010

A Coordenação Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPel) emitiu Nota Oficial, abrangendo diversas questões relativas à área estrutural da Universidade. Veja a íntegra do documento.

NOTA OFICIAL DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UFPel
GESTÃO: “QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA”

Primeiramente o DCE gostaria de saudar a todas e todos estudantes na oportunidade em que vem a público para manifestar-se sobre a questão da reforma administrativa da universidade (Centros) e as polêmicas geradas nos sitios de relacionamento na internet. Segundo, o DCE solicita para que possamos manter um ambiente de debate onde pese critérios racionais e que as argumentações se pautem por análises críticas sobre os fatos, informações e contra-informações. Entendemos ainda que as falácias Argumentum ad hominem, ou seja atacar pessoalmente membros da roda do discurso, Argumentum ad populum, que é nada mais do que insuflar as massas para ganhar uma causa e Argumentum ad ignorantion, que refere-se a considerar algo falso por não ter sido provado que é verdadeiro não devem ser utilizadas para facilitar nosso entendimento.
Dito isto, gostaríamos de tentar desfazer alguns embaraços provocados, fazer algumas ponderações e prestar alguns esclarecimentos:

1- Lembrar a todas e todos que estamos no PRIMEIRO dia de aula, afora o curso de Direito. Desta forma é compreensível que esta faculdade tenha a possibilidade temporal de estar com a discussão mais adiantada. A disputa de poder e vaidade no movimento estudantil não pode sobrepor-se a uma questão de vital importância para todas e todos estudantes, sejamos cautelosos na forma de nos tratarmos mutuamente para que quebremos o ciclo de violência instaurado.

2- Na manhã do dia 22 de março foi informalmente reiterado por membros da administração desta universidade que a reforma administrativa não entrará em pauta de votação do CONSUN pelo menos até o mês de maio. Entretanto o DCE estará encaminhando pela manhã do dia 23 de março a Secretaria dos Conselhos da UFPel pedido de apresentação do cronograma de reuniões previstas para este semestre. Assim que obtivermos a resposta daremos publicidade.

3- O método de organização do DCE prima pela coletividade na tomada de decisões, assim sendo, nenhum membro da gestão tem legitimidade para acordar de forma unilateral qualquer tipo de compromisso sem antes passar de preferência por uma reunião geral ou no mínimo pela Coordenação Geral da entidade. Outrossim, sempre foi afirmado por nós, até mesmo enquanto chapa, que as instâncias do movimento estudantil (Conselhos de DA’s e Assembléias) devem pautar a gestão do DCE.

4- O Diretório Central dos Estudantes preza pela soberania das instâncias do movimento e se orientará por elas.

5- O DCE gostaria de deixar público que sabe da importância desta pauta (Centros) e que fará todo possível para melhor representar a vontade dos estudantes. Entretanto, esta não é a única pauta que a Gestão desenvolve. A cargo de informe podemos citar diversas pautas em andamento ou já realizadas, como:

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:
- Temos pautado e acompanhado arduamente a implementação das políticas de permanência em nossa universidade e lutado pela implementação integral do PNAES - Plano Nacional de Assistência Estudantil;
- Por reivindicações da atual gestão houve a priorização do investimento de uma verba na ordem de 2 milhões de reais na compra do terreno da nova casa do estudante e do novo restaurante escola. Espaço este que ainda abrigará um centro de convivência, espaços para centros acadêmicos e para a sub-sede do DCE;
- Garantimos uma nova modalidade de auxilio aos estudantes, a chamada Bolsa Moradia, que irá suplementar o orçamento de estudantes não contemplados pela baixa oferta de vagas na Casa do Estudante Universitário (CEU);
- Impedimos que mais de 120 estudantes sofressem o corte arbitrário de bolsas de auxílio, entre elas 12 integrais (moradia, transporte e alimentação);
- Solicitamos o retorno de uma assistente social para o quadro de funcionários da CEU;
- Solicitamos representante discente junto a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis;
- Organizamos Banca de recepção dos calouros no ato da matrícula. Para prestar informações e orientar os estudantes em relação aos seus direitos;
- Alojamento provisório de estudantes em período de matrícula, onde já passaram mais de 100 estudantes;
- O Projeto da Creche Escola já está em fase de elaboração, com reunião agendada para o próximo dia 30 às 18 horas e 30 minutos na faculdade de Educação. Estudantes e professores de todas as áreas podem se fazer presentes.

FUNCIONALIDADE DO DCE E ATIVIDADES CULTURAIS:
- Recuperamos a vaga no conselho municipal de saúde;
- Garantimos a manutenção e conservação da sede da entidade;
- O projeto “DCE - Itinerante” já esteve presente em várias unidades;
- A confecção das carteirinhas estudantis está acontecendo;
- Garantimos descontos em pensionatos através da carteirinha;
- Estivemos presentes na organização da caravana da anistia;
- Organizamos ônibus para o fórum social mundial;
- Recebemos oficina da marcha mundial das mulheres;
- Recebemos o encontro da feira regional de economia solidária;
- Inauguramos o Ciclo de Atividades “Somos Oito”, que culmina com 1° encontro de Mulheres da UFPel, em dezembro;
- Oficinas de taekwondo e capoeira estão programadas em nossa sede Social;
- Organização da Calourada do DCE, prevista para iniciar as atividades em 26 de abril, está acontecendo.

DEMANDAS ESTRUTURAIS
- O DCE montou equipes de acompanhamento em todos os campus da universidade para levantar as demandas estruturais;
- As demandas estão sendo reunidas para serem apresentadas a administração da UFPel;
- Está sendo articulada uma proposta de transporte alternativo para o campus junto a empresas do ramo e Metroplan;
- Será publicada nas próximas vinte e quatro horas a convocatória oficial para Assembléia Geral de Estudantes, informando data, local, horário e tendo como pauta exclusiva a infra-estrutura;

DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO GERAL DO DCE-UFPEL SOBRE REFORMA ADMINISTRATIVA
A- O DCE convoca todas entidades de base e estudantes em geral para o Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos a realizar-se no dia 27 de março de 2010, às 16 horas na sede da entidade, localizada na praça Coronel Pedro Osório, 62 e chama a mesa do Conselho a organizar conjuntamente. A convocatória oficial será divulgada e entregue em tempo hábil.
B- O DCE pautará, no próximo conselho de Diretórios Acadêmicos, que as entidades de base, juntamente com o DCE, realizem assembléias nos seus respectivos cursos para iniciar discussão e posteriormente ter posicionamento em relação à inserção do mesmo em um “Centro”.
C- Após a realização dessas assembléias nos cursos, o DCE convocará uma assembléia Geral ou mais, se necessário, a fim de determinar seu posicionamento em relação à reforma administrativa que será pautada no conselho universitário.
D- Não havendo tempo hábil para os encaminhamentos, já que muitos acreditam em um CONSUN surpresa, o DCE pedirá vistas ao projeto.

Coordenação Geral DCE-UFPel
Gestão: “Quem Vem Com Tudo Não Cansa”
Pelotas, 23 de março de 2010.

Seção: Notícias