Pesquisa traça o perfil de saúde do pelotense

22 de Março de 2010

Encontra-se em andamento, desde 18 de janeiro, pesquisa na área da saúde coordenada pelos alunos do Mestrado em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), sob a supervisão das professoras  Maria Cecília Assunção, Mariângela Silveira e Ana Paula Nunes. O estudo tem como objetivo conhecer a saúde da população nas diferentes faixas etárias e classes sociais.

São 25 entrevistadoras treinadas que vêm percorrendo o município, de modo a visitar 1,5 mil domicílios previamente selecionados ao acaso. Os moradores destes domicílios são convidados a responder algumas perguntas sobre aspectos ligados à saúde, são pesados e medidos.

Os dados coletados buscam identificar alguns aspectos comportamentais, alguns sintomas, uso de medicamentos, aspectos alimentares e de atividade física da população. Com esses dados será possível traçar o perfil da saúde dos pelotenses como, por exemplo, identificar fatores de risco para diversas doenças  e, assim, adotar medidas para prevení-las,  planejando intervenções  e direcionando estratégias de educação.

Conforme as pesquisadoras, este tipo de estudo é vital para a saúde pública e pode trazer benefícios não só para Pelotas como, também, para outras cidades de porte semelhante, já que a amostra foi selecionada de modo que fosse representativa para isto.

Para tanto, os pesquisadores fazem um apelo a população para que recebam as profissionais, que  poderão ser identificadas através de crachá e carta de apresentação. Mais informações pelo telefone (53) 3284-1334, com Cecília Ferreira.