Grupo Design, Escola e Arte ministra oficinas em escolas públicas

22 de Março de 2010

dea.JPG O grupo Design, Escola e Arte (DTGC/IFM/UFPel) mais uma vez ministra oficinas em escolas públicas do Município de Pelotas, tendo como temática orientadora os 50 anos do Massacre de Sharpeville e, por conseguinte o Dia Internacional de Luta para Erradicação da Discriminação Racial (21de março), instituído pela ONU.

Serão oferecidas, nos dias 22 e 23, no Instituto Assis Brasil, Escolas Piratinino de Almeida, Cassiano do Nascimento, Ginásio do Areal e CAIC - Pestano. Estas oficinas são resultado de um convênio entre o Grupo e a Secretaria de Projetos Especiais - Prefeitura Municipal de Pelotas, que fornece material, transporte e intermedia o contato para agendamento com as escolas.

Ministradas pelos graduandos Alan Gonçalves, Daniele Santiago, Helena de Faria, Lanna Collares, Lisiane Lemos, Nadiele Pires, Paulo Paiva, William Machado, Gabriel Gomes, Débora Alves e Rafael Ferreira, orientados pelas professoras Ana Paula Araújo e Rosemar Lemos buscam a reflexão sobre o preconceito racial a partir de questões históricas, geográficas e manifestações artísticas. Em suma, trazem as diferenças como elemento determinante para a construção de conhecimento e não para a segregação, partindo da realidade dos envolvidos.

Estão programadas oficinas de Vídeo-Debate, Apropriação de Obras, Hora do Conto, Composição Coletiva e Reflexões sobre a Sociedade Atual, todas trabalhando a arte relacionada a outras ciências, atingindo mais de mil alunos.

O grupo DEA – Design Escola e Arte surgiu da iniciativa de contribuição social dos professores e alunos de diferentes segmentos da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal do Rio Grande. Tem como objetivo auxiliar a comunidade escolar através de iniciativas que contribuam para seu crescimento cultural. Acesse a página http://www.flickr.com/deaufpel .

Massacre de Sharpeville

Em 21 de março de 1960, a polícia disparou contra manifestantes pacíficos que protestavam contra leis discriminatórias em Sharpeville, na África do Sul. Sessenta e nove pessoas morreram e algumas dezenas ficaram feridas. Todos os anos, o mundo relembra esse massacre, para chamar a atenção na luta contra o racismo, sempre e onde quer que este se registre.(fonte: http://www.onubrasil.org.br)