Engenharia Hídrica recebe calouros com atividade em comemoração ao Dia Mundial da Água

19 de Março de 2010

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), o grupo PET da Engenharia Hídrica, os alunos da primeira turma da Engenharia Hídrica da UFPel e seus professores promovem uma atividade especialmente preparada para a recepção de seus novos alunos. O “trote” tem caráter de alerta e conscientização, que terá por objetivo apresentar os mananciais hídricos da região aos calouros da Engenharia Hídrica, permitindo uma reflexão sobre a importância de sua preservação, abordando questões referentes aos impactos gerados pelo descarte de resíduos sólidos nos mananciais hídricos, em especial os urbanos.

Como uma ação simbólica de minimização dos problemas relacionados à contaminação dos cursos de água da cidade e seus entornos, o grupo de alunos e professores realizará atividades de recolhimento de resíduos sólidos na Barra da Praia do Laranjal, no Arroio Pelotas, no Canal do Pepino até sua foz, no Canal São Gonçalo. Também será realizada uma rápida visita à Estação de Tratamento de Água do Santa Bárbara, encerrando a atividade no Aterro Sanitário Controlado do município de Pelotas, momento no qual os alunos poderão visitar a estrutura e realizar o correto descarte dos resíduos coletados na atividade.

Durante a jornada, haverá a distribuição de material de conscientização à população ribeirinha, apresentando alternativas simples e indicando pequenas mudanças nos hábitos diários da população para minimização dos impactos dos resíduos sólidos colocados nos mananciais hídricos. O grupo que organizou a jornada de recepção levará material para recolhimento e armazenamento do lixo recolhido além de resumida cartilha, elaborada pelos alunos da Engenharia Hídrica, que será entregue pelos calouros à comunidade próxima ao Canal do Pepino e zona do Anglo.

Dentro da programação de recepção dos calouros, será lançado nesse dia 22 a II Barcada da Engenharia Hídrica, evento que busca nessa paisagem do entorno do Canal São Gonçalo inspiração para a investigação permanente de tal maneira que a geração de conhecimentos e tecnologias que conservem o ambiente e alicercem o desenvolvimento econômico e social.