Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem 793,9 mil estudantes inscritos na primeira etapa

4 de Fevereiro de 2010

O Ministério da Educação registrou, ao fim de seis dias, 793,9 mil inscrições de estudantes para os 974 cursos de graduação oferecidos por 51 instituições de educação superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A primeira etapa do processo seletivo foi encerrada às 23h59 de quarta-feira(3).
O balanço das inscrições da primeira etapa mostra que o curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC registrou a maior procura - 16.253 candidatos inscritos. Outro levantamento, que levou em consideração a unidade federativa do candidato, aponta o estado de São Paulo com o maior número de inscritos - 105.436.
Das 51 instituições participantes do Sisu, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com 56.703 inscritos, apresentou o maior número de candidatos, contabilizados todos os cursos com vagas disponíveis no sistema. Nesta primeira edição da seleção unificada, a UFMT ofereceu 5.008 vagas, distribuídas em 97 cursos.
O resultado da primeira etapa da seleção unificada será divulgado nesta sexta-feira, 5, e estará disponível para consulta na página eletrônica do Sisu.
Participação da UFPel
Posicionada em sétimo lugar em número de inscritos, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) registrou 36.849 inscrições. O curso de Medicina da UFPel está entre os mais procurados no país, ocupando a quarta posição, com 6.023 inscritos.
Matrícula
Para garantir a vaga, os candidatos classificados devem fazer a matrícula na instituição para a qual foram classificados. O prazo de matrícula - o mesmo para todas as instituições - começa na segunda-feira, 8, e vai até o dia 12. Os candidatos devem observar a documentação exigida pela universidade ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia.
Participam da primeira edição da seleção unificada 23 universidades e 26 instituições federais de educação profissional. Ao todo, foram oferecidas 47,9 mil vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos. Além das instituições federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) participam do Sisu.
Segunda etapa
Os candidatos não selecionados nesta primeira etapa terão nova chance. Eles devem fazer a inscrição na segunda etapa, que começa no dia 15 próximo e vai até o dia 20. Serão oferecidas, então, as vagas não ocupadas na primeira fase.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social/MEC)

Seção: Notícias