Curso de Biotecnologia recebe equipamento de última geração

14 de Janeiro de 2010

O curso de Biotecnologia da UFPel acaba de adquirir uma unidade do equipamento Real Time PCR de última geração. Este equipamento permite a avaliação da expressão de genes em tempo, a identificação do comportamento genômico em células e tecidos tumorais, a avaliação do desenvolvimento molecular de embriões, de células-tronco, bem como o acompanhamento do comprometimento de células na diferenciação em tecidos artificiais, utilizando-se de Engenharia Tecidual e Biotecnologia, entre outras aplicações.
pcr-rt21.jpg Até esta quinta-feira(14), está sendo realizado o curso de Treinamento de PCR Quantitativa GE Healthcare, que está ocorrendo no laboratório de Genômica Funcional do Curso de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDTec, no Campus Capão do Leão. Estão participando do treinamento teórico-prático estudantes de graduação e pós-graduação, professores e funcionários. O curso está sendo ministrado por Gustavo Arbex Avelar, da  GE Healthcare,  Life Sciences - Genomic Sciences.

Segundo o coordenador do curso de Biotecnologia da UFPel, professor Tiago Collares, a aquisição de equipamentos de alta tecnologia permitirá desenvolver um trabalho qualificado para formação de bacharéis em Biotecnologia, com um reflexo também positivo no mestrado e no doutorado em Biotecnologia.

“O aporte de recursos do Reuni está proporcionando um incremento significativo na qualidade do ensino que estamos dispostos a realizar, de construção do conhecimento biotecnológico e humano”, afirmou o professor.

Para Collares, a relação direta entre alunos da graduação e da pós-graduação, na fronteira do conhecimento, tem demonstrado uma construção de conhecimento que não está presente nos livros de didática. “As aplicações da tecnologia na área da saúde são intermináveis. Neste sentido, estamos disponibilizando a utilização aos interessados por esta tecnologia. Alunos de pós-graduação em Odontologia já despertaram o interesse”, disse o coordenador.