Corredor Arte expõe mostra de fotografias históricas da UFPel

13 de Janeiro de 2010

ufpel-no-tempo-faculdade-de-odonto.JPG Até o dia 27 de janeiro o Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU recebe a exposição “UFPel no Tempo”. De agosto a setembro de 2009 o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em ação comemorativa aos 40 anos da Universidade Federal de Pelotas, apresentou a exposição Unidades Fundadoras da UFPel, que buscou contemplar a história das unidades que a formaram através da exposição de fotos, objetos e linha do tempo. Oriunda dessa mostra, apresenta-se UFPEL NO TEMPO, imagens de algumas das 11 unidades fundadoras, que retoma o tema dos primórdios da UFPel, ao mesmo tempo em que expõe a história de cada uma das faculdades e escolas que congregaram o início.
Através de pesquisa em diversos materiais e com o apoio de pesquisadores indicados pelas unidades fundadoras da UFPel, os curadores da mostra, Francisca Ferreira Michelon, José Luiz de Pellegrin e Raquel Santos Schwonke constituíram o conjunto a ser exposto.
Para o público em geral, a exposição é uma forma da comunidade de Pelotas e da região conhecerem a origem da UFPel.
Além de mostrar dados sobre a existência dessas unidades antes da sua agregação, a mostra busca também chamar o presente à responsabilidade de guardar o que sobrou do passado. “O crescimento acelerado que configura a expansão universitária no Brasil hoje, pode tornar a memória de percursos tão intensos, opaca e destituída de sentidos”, comentou a curadoria.
A visitação pode ser feita até o dia 27, das 7 às 22h.

Mais sobre a história da fundação da UFPel

Em 8 de agosto de 1969 foi assinado o decreto ministerial pelo qual se criava a Universidade Federal de Pelotas. O processo que deu origem à UFPel consistiu em reunir as faculdades e cursos que formavam a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Pelotas. A Universidade Rural do Sul foi criada em 1960 e pertencia ao Ministério da Agricultura, sediada em Pelotas e composta, na época, pela Faculdade de Veterinária e Faculdade de Agronomia - ambas oriundas da Imperial Escola de Medicina Veterinária e Agricultura Prática fundada em 1883 - além da Faculdade de Ciências Domésticas criada em 1960. Em 1967 essa instituição passa a pertencer ao Ministério da Educação, transformando-se em Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul.
As faculdades que faziam parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul eram as de Odontologia e Direito, a primeira fundada em 1911 e a segunda em 1912, e o Instituto de Sociologia e Política, fundado em 1958.
Na ocasião, também foram agregradas à Universidade outras unidades de ensino superior existentes na cidade: Escola de Belas Artes Dona Carmen Trápaga Simões, Faculdade de Medicina da Instituição Pró-Ensino Superior do Sul do Estado e Conservatório de Música de Pelotas. E em dezembro de 1969 o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça - CAVG, responsável pelo ensino de nível médio profissionalizante, foi definitivamente vinculado à UFPel.

Curadoria da Mostra
Francisca Ferreira Michelon