Capes aprova projeto de bolsas de iniciação à docência para a UFPel

13 de Janeiro de 2010

A Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Graduação, teve aprovado pela Capes, o Projeto Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em decorrência do Edital 02/2009/CAPES/DEB, denominado Projeto Institucional de Iniciação à Docência- UFPel/5ª.CRE -Humanidades Incentivando a Docência. O trabalho envolve professores e estudantes dos cursos de Licenciaturas presenciais de Ciências Sociais, História, Filosofia, Letras- Língua Portuguesa e Literaturas, Artes-Teatro e Pedagogia, além de professores da Rede Pública Estadual de Pelotas, vinculadas à 5ª CRE (Instituto Educacional Assis Brasil, Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Dom João Braga, Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello, Colégio Estadual Cassiano do Nascimento) e à Secretaria Municipal de Educação de Pelotas.
Este Projeto Institucional de Iniciação à Docência, que já tem um Projeto nas Áreas de Ciências e Matemática funcionando, tem como Coordenador Institucional o Prof. Verno Krüger (FAE/UFPEL) e como coordenadores das respectivas áreas de conhecimento o Prof. Francisco Eduardo Beckenkamp Vargas (Licenciatura em Ciências Sociais); Prof. Sebastião Peres (Licenciatura em História); Prof. Sonia Maria Schio (Licenciatura em Filosofia), Prof. Cleide Inês Wittke (Licenciatura em Letras - Língua Portuguêsa e Literaturas); Taís Ferreira (Licenciatura em Artes-Teatro) e Lourdes Maria Bragagnolo Frison (Curso de Pedagogia).
A implementação deste novo projeto, previsto para abril, acrescentará mais 128 bolsistas, com bolsa de R$ 350,00 pelo período de 24 meses, aos 72 já em atuação, e mais 14 Bolsistas-Supervisores (professores das escolas de Ensino Médio), com bolsa de R$ 600,00 mensais por 24 meses, aos 8 já em atuação.
Os principais objetivos deste projeto institucional, de acordo com a CAPES/MEC, são:
a) incentivar a formação de professores para a educação básica, apoiando os estudantes que optam pela carreira docente;
b) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;
c) valorização do espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica;
d) proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local das escolas envolvidas.
As datas para as inscrições para seleção de Bolsistas para o Projeto serão divulgadas oportunamente.