Grupo Olympus demonstra na UFPel microscópio de última geração

21 de Dezembro de 2009

grupo-olympus.JPG O laboratório de Embriologia Molecular e Transgênese, coordenado pelo professor Tiago Collares, recebeu a visita de representantes do grupo Olympus, para demonstração do FV10i, primeiro microscópio confocal de varredura a laser autônomo do mundo, fabricado pela empresa japonesa. O lançamento internacional do equipamento foi simultâneo e, no Brasil, a UFPel foi uma das primeiras instituições a receber o workshop para avaliar a tecnologia.
visista-grupo-olympus.JPG  A apresentação ocorreu nos dias 16 e 17 de dezembro, na Biotecnologia, tendo participação de estudantes de graduação dos cursos de Biologia, Odontologia e Biotecnologia, bem como mestrandos e doutorandos em Biotecnologia interessados nas possíveis aplicações em seus trabalhos científicos.
Foram demonstradas possibilidades de capturar imagens de embriões durante o desenvolvimento embrionário em tempo real. Segundo Collares, isso permite acompanhar o desenvolvimento, proliferação e diferenciação de células-tronco embrionárias, avaliação de tumores em tempo real e até mesmo, anomalias genéticas.