Reitor anuncia aquisição de imóvel para a Casa de Estudante e Restaurante-Escola

17 de Dezembro de 2009

quarteirao-2.JPG A UFPel consolida cada vez mais sua presença na região do Porto. Depois da instalação do Campus das Ciências Sociais e de unidades como o Instituto de Artes e Design e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - há alguns anos -, o processo de expansão da Universidade na zona portuária ganhou impulso com as obras do campus Porto (no antigo frigorífico Anglo), que já abriga a Reitoria e parte do curso de Letras.
Soma-se a isso a aquisição dos prédios da antiga Alfândega e da extinta fábrica de massas e biscoitos Cotada, a cedência em definitivo do prédio da antiga Cervejaria Brahma e a mais nova conquista da UFPel, anunciada no final da tarde desta quinta-feira(17): a aquisição de um quarteirão, na rua Conde de Porto Alegre, entre as ruas João Pessoa e Pinto Martins.
O terreno adquirido mede quase 10 mil metros quadrados e já abriga um amplo pavilhão com cerca de 40% da área total, que já sediou uma indústria de silos metálicos, uma fábrica de luminárias e, até recentemente, servia de depósito de resíduos sólidos para reciclagem. O local será reformado para abrigar um Restaurante-Escola de grande capacidade, além de áreas de convivência, como biblioteca, sala de multimeios, academia de ginástica e lavanderia, que darão suporte à Casa do Estudante, com capacidade para, no mínimo, 450 moradores, a ser construída no amplo terreno ao lado, atualmente ocioso.
Segundo o reitor Cesar Borges, a aquisição do imóvel é fruto de longa pesquisa de mercado empreendida pelas pró-reitorias Administrativa e de Planejamento e Desenvolvimento e atende ao requisito do Ministério da Educação (MEC) de que uma Casa de Estudantes esteja inserida em área de confluência de atividades estudantis. “Esse é o caso do local escolhido, comemora Cesar Borges, lembrando a proximidade dos prédios da Cervejaria Brahma e da Cotada (a cerca de uma quadra), bem como da antiga Alfândega e do campus Porto, além de outras unidades já localizadas nas ruas Alberto Rosa e Benjamin Constant.
O investimento
O novo imóvel da UFPel representa um investimento de R$ 2 milhões, obtidos junto ao Ministério da Educação, através do Reuni. “O recurso foi disponibilizado para que empregássemos da forma como nos parecesse melhor. E escolhemos gastá-lo em benefício da comunidade estudantil”, observou o reitor, que na oportunidade recebeu um ofício do Diretório Central dos Estudantes(DCE), solicitando a construção de um centro de convivência junto à Casa, abrigando também a sede do DCE e um espaço para comportar os diretórios acadêmicos das diversas unidades.
Segundo Cesar Borges, o processo licitatório para a reforma do prédio do restaurante deverá estar concluído no final do primeiro trimestre de 2010, quando deverão ser iniciadas as obras. Já a Casa do Estudante terá o seu projeto concluído no início do novo ano e a licitação será aberta na sequência.
Ao anunciar a aquisição do imóvel, o reitor estava acompanhado do vice-reitor, Manoel Moraes; dos pró-reitores de Assistência Estudantil e Comunitária, Carmen Nascimento; de Planejamento e Desenvolvimento; Administrativo, Francisco Luzzardi; de Infra-Estrutura, Mário Renato Amaral; de Graduação, Eliana Póvoas; de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia; e de Gestão de Recursos Humanos, Roberta Trierweiler; além de João Nelci Brandalise, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e do chefe de Gabinete, Mário Copolla.