Engenharia Civil comemora o Dia do Engenheiro com visita técnico-cultural

17 de Dezembro de 2009

lab-pavimentacao-alunos-5.JPG A primeira turma do Curso de Engenharia Civil, juntamente com colegas da Engenharia Agrícola e professores, viajaram a Porto Alegre para realizar diversas visitas técnicas e culturais em comemoração ao Dia do Engenheiro, dia 11 de dezembro.
Primeiramente, foram conhecer o Laboratório de Pavimentação e o simulador de tráfego da UFRGS, no Campus do Vale, sendo recebidos pela professora Luciana, que fez uma excelente explanação sobre materiais de pavimentação, ensaios laboratoriais e o funcionamento do simulador.
Após o almoço, o grupo foi visitar a obra do prédio comercial Cristal Tower BarraShoppingSul, em construção junto ao BarraShopping Sul. Durante a visita, foi possível acompanhar a concretagem de pilares. O engenheiro Marcelo Toribio, responsável pelo andamento da obra, comentou a logística adotada em relação à execução da garagem no subsolo, com lajes cogumelos e cortinas de estacas justapostas; ressaltou também a importância dos requisitos de segurança adotados.
ibere-vista-4.JPG Em seguida, o grupo se dirigiu ao Museu Iberê Camargo, instalado num prédio executado em concreto branco e projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira. Atualmente, o Museu abriga a Exposição “Cálculo da Expressão” com gravuras dos artistas Oswaldo Goeldi, Lasar Segall e Iberê Camargo.
Na saída para Pelotas, foi feita uma parada para conhecer a maquete do novo estádio do Internacional. O grupo de alunos foi acompanhado pelos professores Ricardo Michelon, Maria Tereza Pouey, Mônica Garcez e Ângela Azevedo.