Banco de Alimentos entrega guirlanda à UFPel

10 de Dezembro de 2009

banco-alimentos.JPG Integrantes do Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, liderados pela coordenadora, Maria Eulalie Mello Fernandes, realizaram nesta semana uma visita de cortesia à UFPel, com o objetivo de entregar uma guirlanda confeccionada pela arquiteta Eliana de Lamare Rome para o evento Guirlandas de Natal - Noite das bem-aventuranças, promovido no mês de novembro em benefício das ações sociais daquela entidade, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg).
A guirlanda adquirida pela Universidade, através de cotização de 50 membros da administração e professores, por adesão espontânea, apresenta as cores da UFPel e é feita de retalhos, representando os diversos cursos e a união de todos os integrantes da comunidade acadêmica.
O grupo foi recebido pelo reitor Cesar Borges; pelo vice-reitor, Manoel Moraes; pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Ernani Ávila; e pela professora Marilene Alam, representante oficial da UFPel junto ao Banco de Alimentos.
O Guirlandas de Natal mobiliza anualmente arquitetos, decoradores, artistas plásticos e a classe empresarial em um só objetivo: ajudar as famílias assistidas pelo Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá. As pessoas envolvidas assimilaram o sentido da proposta, o que fica demonstrado tanto na confecção das guirlandas - cujo material e mão-de-obra são totalmente doados -, quanto na aquisição dos exemplares por empresas, lojas, clínicas, escritórios e restaurantes.
Segundo Maria Eulalie, a entrega da guirlanda oficializa o engajamento da Universidade à iniciativa. Ela destacou o apoio recebido da administração do Malg e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através do diretor de Arte e Cultura, professor José Luiz de Pellegrin.
O evento promovido pelo Banco de Alimentos arrecadou um total bruto de R$ 22 mil, através da comercialização de 44 guirlandas - renda que permitirá a inclusão de 50 novas famílias no serviço assistencial da entidade.
Criado há seis anos e assistindo inicialmente 50 famílias, o Banco de Alimentos atenderá, em 2010, um total de 900 famílias. A entidade mantém também o Banco de Leite (criado para atender às necessidades de crianças alérgicas à lactose); o Banco de Empregos, que realiza cursos de capacitação, em convênio com a UCPel; e o recém instituído Banco de Remédios, que arrecadará medicamentos a serem doados a pessoas carentes.