Proposta de revitalização do prédio da Cervejaria Brahma já está na Câmara

26 de Novembro de 2009

Se depender da iniciativa e agilidade da UFPel, a zona portuária continuará a ser contemplada com investimentos. Depois da instalação do campus Porto, nas instalações do antigo frigorífico Anglo, e da aquisição dos prédios da Alfândega e da fábrica de massas e biscoitos Cotada, além de área do antigo Clube América – iniciativas mais recentes –, o reitor Cesar Borges apresentou à Câmara de Vereadores o projeto de revitalização do prédio da antiga Cervejaria Brahma. A idéia é instalar no local um complexo cultural e científico.

Nesta semana, o Legislativo devolveu ao Executivo a proposta de doação do imóvel à UFPel, solicitando que seja anexada uma avaliação da propriedade.

Tão logo a proposta seja aprovada, o reitor pretende encaminhar a licitação para construção de anfiteatro com capacidade para 1,2mil pessoas. Orçada em R$ 1,5 milhão, a obra tem prazo de conclusão de um ano.  A Universidade tem pressa no encaminhamento para não perder as verbas federais, que devem ser destinadas até a metade de dezembro, sob pena de retornarem ao Ministério da Educação.

A restauração completa do prédio, estimada em R$ 6 milhões, deverá ser realizada com recursos da Lei Rouanet. O imóvel situado na rua Benjamin Constant foi permutado pelo prédio da antiga Estação Férrea, que passou aos domínios do município.