Crescimento da UFPel é destaque no Gaúcha Repórter

26 de Novembro de 2009

img_1454.jpg O crescimento do número de cursos de graduação da UFPel foi destaque no programa Gaúcha Repórter, da Rádio Gaúcha de Porto Alegre, gerado na tarde desta quinta-feira(26) desde o gabinete da Reitoria da Universidade. O reitor Cesar Borges, ao ser questionado sobre a Universidade pelo jornalista Lasier Martins, apresentador do programa, frisou a criação de novos cursos de graduação na instituição, que passaram de 48 para os atuais 74 cursos e que em três anos serão 94. A criação de novos cursos na área das engenharias também foi ressaltada por Borges, abrigados pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da instituição.

O reitor disse ainda que a região e a Universidade vivem período de desenvolvimento e transformação. Ele registrou a mudança da Reitoria e de parte da UFPel para o novo campus Porto e os processos de revitalização que esta iniciativa está trazendo para esta região da cidade, mencionando o Programa Vizinhança, que está prestando atendimentos em diversas áreas para as populações do entorno do campus.

Em outro bloco do programa, o professor da Universidade e geólogo Luís Eduardo Novaes falou sobre a geodiversidade da região, que classificou como invejável, mas pouco estudada. O docente afirmou que é papel das universidades estudar os recursos minerais e destacou a criação na UFPel, neste sentido, dos cursos de engenharia geológica e do petróleo.

O Gaúcha Repórter foi apresentado desde a Reitoria da UFPel das 14h às 16h, com participações de lideranças regionais e matérias especiais geradas da cidade. O programa antecedeu e serviu como preparação à quinta edição do projeto Gaúcha Debates do Rio Grande, evento realizado a partir das 19h30min da quinta-feira, na Biblioteca Pública Pelotense, objetivando discutir o desenvolvimento regional.

img_1524.jpg Após o encerramento do programa, o reitor conduziu Lasier Martins e o gerente de jornalismo da Rádio Gaúcha, Cezar Freitas, a uma visita pelas instalações e obras do novo campus Porto e a outros prédios da UFPel no centro, como do Lyceu Rio-grandense.