Segunda turma de Medicina comemora 40 anos

25 de Novembro de 2009

40-anos-formatura-med.JPG Para os supersticiosos, uma sexta-feira 13 poderia sugerir maus presságios. Não foi assim para o grupo de 24 integrantes da segunda turma de formandos de Medicina da UFPel, que se reuniu no dia 13 de novembro para um coquetel de confraternização no salão de eventos do hotel Jacques Georges Tower, em que festejaram os 40 anos de sua formatura. As comemorações tiveram sequência no sábado.
Ao som de um violinista, especialmente contratado para a ocasião, os médicos não esconderam a felicidade de estarem novamente reunidos. Alguns não se encontravam desde as comemorações dos 25 anos de formatura, em 1994. Entre os formandos do longínquo ano de 1969, personalidades identificadas com a história da UFPel, como os médicos Farid Nader, atual diretor da Faculdade de Medicina (Famed), e Alípio D’Oliveira Coelho, professor e ex-pró-reitor da Universidade.
Se o coquetel já fora um encontro alegre e descontraído, novas emoções aguardavam o grupo no dia seguinte. Com a presença do reitor Cesar Borges e do vice-reitor, Manoel Moraes, foi projetado vídeo produzido pela Completa Comunicação, com a narração do discurso “Última Aula”, do paraninfo da turma, professor Amílcar Gigante, reunindo também fotos da turma obtidas com a ajuda de integrantes que buscaram as recordações dos tempos de convivência na faculdade, reativando a memória e as saudades de todos. “De outra forma, poderíamos não ter essa última aula”, observou Heitor de Paola, nomeado em 1969 o orador da turma.
“Ainda sob o impacto de muita emoção, quero dizer que foi muito bom rever a todos. Os que não puderam comparecer, por certo, em outra oportunidade, se juntarão a nós”, observou o diretor da Famed e também integrante da turma, Farid Nader.
A programação encerrou com um jantar no mesmo local onde foi realizada a solenidade de formatura da turma - o Diretório Acadêmico Naum Keiserman. O evento proporcionou o reencontro de colegas que atualmente residem em diversas regiões do país, como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, e em diversas cidades gaúchas.