Aluno de IC do Laboratório de Materiais e Catálise é selecionado no LNLS/SP

23 de Novembro de 2009

O aluno do curso de bacharelado em Química, Marcius Andrei Ullmann, que atualmente realiza iniciação científica Pibic/UFPel, orientado pelo professor Wilhelm Martin Wallau, do laboratório de Materiais e Catálise da UFPel, foi um dos 18 selecionados entre 350 candidatos (das áreas de engenharia, química e física) da América do Sul, no 19O programa de bolsa de verão no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) - Unicamp-SP, um dos laboratórios de excelência da América Latina. As atividades serão realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2010.
No processo de seleção foram usados critérios de experiência em iniciação cientifica, histórico escolar, atividades do grupo de pesquisa e indicação (dos professores Neftalí Lenin Villarreal Carreño - IQG/Engenharia de Materiais e Marcelo O. Orlandi - Unesp-SP, ambos pesquisadores usuários do LNLS).
O aluno Marcius poderá entrar em contato com diversas pesquisas na fronteira do conhecimento atualmente realizadas no Laboratório Nacional da Luz Síncrotron, especialmente na área de Nanotecnologia, que está dentro das principais atividades do grupo de pesquisa de Materiais da UFPel, que recentemente também encaminhou outros dois alunos do curso de Pós-Graduação em Química, Cristiane W. Raubach Ratmann e Matheus S. Krolow, orientados pelo professor Neftalí, para realizarem atividades de pesquisa no LNLS, envolvendo o desenvolvimento de novos nanomateriais.