Grupo Design Escola e Arte promove oficinas sobre a Consciência Negra

12 de Novembro de 2009

O Grupo Design Escola e Arte (DTGC/IFM/UFPel) traz este ano uma abordagem diferenciada, no que tange à Semana da Consciência Negra. Sabidamente, no dia 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra, relembrando a morte de Zumbi dos Palmares, e, na semana em que a data se insere, realizam-se diversas atividades relacionadas à cultura negra nos mais diversos locais do país.
Em Pelotas, no ano de 2009, o Grupo DEA (Design + Escola + Arte) apresentou uma proposta que contempla diversas oficinas, destinadas a escolas, para que alunos de ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) possam refletir sobre o tema da negritude. A mesma foi corroborada pela Secretaria de Projetos Especiais, que, através de um convênio, possibilitará a aplicação destas oficinas em algumas escolas da rede pública de Pelotas. As atividades são baseadas na interdisciplinaridade da arte com outras ciências, já que o grupo é composto majoritaritariamente por alunos de Artes Visuais (UFPel/FURG), além de alunos de Direito (UFPel/UCPel), Letras (UFPel) e Educação Física (UFPel), professores e servidores da UFPel. Estão programadas oficinas de Stencil, Hora do Conto, Apropriação de Obras, Brincadeiras de Origem Africana, entre outras, contemplando um grande número de alunos, divididos em grupos de 30 componentes.
Para marcar as oficinas, basta que o responsável ligue para 3227-2349, informando o orientador do grupo na escola, o contato (telefone e/ou e-mail), o turno adequado e o número de alunos (no máximo 30 por oficina). Outras informações: home-page: http://minerva.ufpel.tche.br/~rosemar.lemos/index.htm e-mail: rosemar.glemos@gmail.com - Tel:(53)91417394

Veja os arquivos lista-oficinas.pdf

planilha-oficinas-divulgacao-escolas.pdf