Livro Biossegurança em OGMs: na fronteira da manipulação genética será lançado no sábado(14)

11 de Novembro de 2009

A obra intitulada “Biossegurança em OGMs: na fronteira da manipulação genética” será lançada na Feira do Livro de Pelotas neste sábado (14) ,às 18h. Estarão autografando a obra os autores Fabiana Seixas, Odir Dellagostin, Priscila de Leon, Tiago Collares e Vanessa Galli. Este é um livro elaborado por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da UFPel, sendo estruturado em capítulos que abrangem a manipulação e legislação de plantas, animais e microorganismos geneticamente modificados.

A iniciativa do trabalho partiu da professora Fabiana Seixas, responsável pelo Laboratório de Genômica Funcional do PPGB, que ministra a disciplina de Biossegurança aplicada à Biotecnologia. A iniciativa de realizar uma série de três livros que abordam o tema é de fundamental importância, visto o grande destaque da área em nível mundial, tendo o Brasil uma legislação que tem servido de modelo para outros países, dizem os autores.

A participação de acadêmicos de mestrado e doutorado em Biotecnologia, representados pelas autoras Vanessa Galli e Priscila de Leon, respectivamente, demonstra a forte relação de ensino-aprendizagem com pesquisa de ponta. O professor Tiago Collares, também autor do livro e organizador do livro “Animais Transgênicos: princípios e métodos”, recentemente lançado pela Sociedade Brasileira de Genética, vê com bons olhos a ação da Editora e Gráfica Universitária da UFPel, que estimulou e permitiu o lançamento de um numero significativos de obras com a marca UFPel. Segundo ele, a interação aluno-professor em obras com esta promovem um crescimento intelectual espetacular entre os envolvidos no projeto.

“Transformar o resultado da construção do conhecimento da sala de aula em obra técnico-cultural cria espaços ainda pouco explorados em ambientes acadêmicos”, afirma o professor. A participação de pesquisadores de respeitado nome no cenário nacional e internacional, como o professor Odir Dellagostin, coordenador do PPGB, proporciona segurança aos autores da obra visto sua vasta experiência científica, diz Collares.