CNPq certifica grupo de pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura

11 de Novembro de 2009

Liderado pelas professoras Cristina Rosa, da Faculdade de Educação, e Imgart Grutzmann,da Faculdade de Letras, foi certificado pelo CNPq  neste mês o grupo de pesquisa “Escritas, Leitores e História da Leitura”. Integrando o grupo estão as professoras Isabel Cristina Arendt, da Unisinos,  e Gilsenira de Alcino Rangel, da Faculdade de Educação. O Grupo tem como projeto investigar relações de conhecimento na áreas da Escrita e da História da Leitura e, nessas, conhecer e descrever práticas de leitura e de leitores, formação de acervos e de herdeiros, história de documentos raros e inéditos, vínculos da leitura e da escita com a sociedade e a escola, tanto disciplinar como interdisciplinarmente.

Projetos de pesquisa integrados e em andamento no grupo:

- ADOPE- Acervo Documental e de Pesquisa da Biblioteca da UNISINOS;
- Os sentidos do Ler e Escrever na Sociedade e na escola (CNPq: 480865/2004-3 e com um BIC);
- As Relações entre Leitura, Escrita e Letramento na Formação do Professor apoiada (FAPERGS 08507260 e com um BIC);
- Artinha de Leitura e Histórias da Teté: os manuscritos para alfabetizar de João Simões Lopes Neto e Pedro Wayne;
- Curso de Pedagogia da FaE/UFPel: 30 anos de história (COCEPE Nº 7.08.00.030 integrando o PET/Educação com quatro IC/PET);
- Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos? (Registrado na PRPPG e com duas IC não remuneradas);
- Aquisição Fonológica e a aprendizagem da escrita por crianças com Síndrome de Down (Apoiado pela FAPERGS desde 2009).

Contatos pelo mail cris@ufpel.tche.br .