Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Mestranda da UFPel palestra na II Conferência de Cultura de Aceguá/Brasil

30 de Outubro de 2009

imagem1.jpgA convite da Secretaria de Educação e Cultura do município de Aceguá/Brasil, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPel, Francine Pinto da Silva Joseph, participou como palestrante da II Conferência de Cultura e Turismo.

Na ocasião, a mestranda apresentou resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento junto a Comunidade Negra Rural Fronteiriça Vila da Lata, situada no limite internacional entre as cidades de Aceguá, no Brasil e Aceguá, no Uruguai.

Durante a palestra foram destacados aspectos da “complexidade” de uma comunidade remanescente de Quilombos, situada na região de fronteira entre dois países, onde convivem descendentes de escravos, índios e uruguaios.

A conferência de caráter binacional contou ainda com a palestra do Dr. Mohamed Yacoub, membro do Conselho de Cultura de Aceguá/Brasil, abordando a Cultura Árabe e com a palestra da diretora departamental dos museus de Cerro Largo, Drª. Elvira del Rio e da representante da Secretaria Departamental de Cultura de Cerro Largo, Drª. Rosa Moreira, quando fizeram uma explanação dos projetos culturais de integração entre Aceguá/Brasil, Aceguá/Uruguai e Cerro Largo/Uruguai.

Seção: Notícias