Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

FAU terá residência multiprofissional em Oncologia

29 de Outubro de 2009

Grupo trabalha as diretrizes do cursoCom um projeto inovador na região sul do estado, a UFPel instituiu o programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde na área de Oncologia. A novidade é a integração entre várias especialidades da saúde, o que vai aperfeiçoar o tratamento do paciente oncológico. Esta iniciativa torna-se importante para o tratamento da doença que de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é a segunda causa de morte por doença, no Brasil. 

 Para a coordenadora do projeto, Alessandra Rodrigues Moreira de Castro, a residência capacitará enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e odontólogos para a busca da integralidade na atenção em saúde, por meio da integração de conhecimentos e práticas que permitam construir competências compartilhadas para atender as necessidades de cuidados orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS. 

A residência multiprofissional é uma reivindicação antiga dos profissionais de saúde. O novo conceito, que está sendo implantado em vários cursos da área de saúde e unidades de tratamento, humaniza o atendimento. Além do profissional, que estará habilitado a enxergar o paciente na sua totalidade e não apenas a sua enfermidade, o paciente também é beneficiado com a assistência capacitada, envolvendo mais sensibilidade no atendimento. 

Segundo a professora do curso de Nutrição da UFPel, Denise Halper Silveira, a maioria dos pacientes, no momento em que a doença é diagnosticada, já apresentam um grau de desnutrição que reflete na sua capacidade funcional. Com a capacitação dos profissionais, este fator poderá ser tratado mais rapidamente, aumentando a sua eficácia. 

De acordo com a psicóloga do Hospital-Escola da UFPel/FAU, Nina Rosa D’Avila Paixão, o impacto da doença afeta a vida do indivíduo de forma geral e sua família. A inserção do profissional de psicologia com uma visão interdisciplinar refletirá na reabilitação precoce e na diminuição de seqüelas. 

Na área odontológica, a residência multidisciplinar garantirá a presença do cirurgião dentista no tratamento e prevenção das alterações e seqüelas, decorrentes dos procedimento, na região buco-maxilo-facial. “O acompanhamento de um cirurgião dentista garante a preocupação com a função estética do paciente, a melhoria na qualidade de vida e uma reabilitação precoce”, disse a professora da Faculdade de Odontologia, Elaine Sickert Hosni. 

O suporte dos profissionais de outras áreas melhora a qualidade das práticas de enfermagem no tratamento do paciente. De acordo com a enfermeira do Hospital-Escola da UFPel/FAU, Ângela Catarina Medeiros Ferreira, os residentes atuaram não somente no tratamento, mas também na prevenção da doença, compreendendo e tendo como base a realidade da comunidade e da família dos pacientes. 

O programa

A pós-graduação Lato Sensu terá duração de 24 meses e carga horária semanal de 60 horas dedicadas em tempo integral. Os novos residentes terão 1152 horas de atividades teóricas e 4608 horas de atividades práticas. 

O programa é destinado aos profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia, sendo que serão disponibilizadas duas vagas para cada área. Poderão inscrever-se como candidatos os graduandos do último semestre dos cursos e graduados com no máximo 24 meses de conclusão. As inscrições ocorrem no período de 03 de novembro a 03 de dezembro pelo site www.fau.com.br. O edital completo também está disponível no site. Na foto: Grupo trabalha as diretrizes do curso

Seção: Notícias