Para a coordenadora do projeto, Alessandra Rodrigues Moreira de Castro, a residência capacitará enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e odontólogos para a busca da integralidade na atenção em saúde, por meio da integração de conhecimentos e práticas que permitam construir competências compartilhadas para atender as necessidades de cuidados orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS.
A residência multiprofissional é uma reivindicação antiga dos profissionais de saúde. O novo conceito, que está sendo implantado em vários cursos da área de saúde e unidades de tratamento, humaniza o atendimento. Além do profissional, que estará habilitado a enxergar o paciente na sua totalidade e não apenas a sua enfermidade, o paciente também é beneficiado com a assistência capacitada, envolvendo mais sensibilidade no atendimento.
Segundo a professora do curso de Nutrição da UFPel, Denise Halper Silveira, a maioria dos pacientes, no momento em que a doença é diagnosticada, já apresentam um grau de desnutrição que reflete na sua capacidade funcional. Com a capacitação dos profissionais, este fator poderá ser tratado mais rapidamente, aumentando a sua eficácia.
Na área odontológica, a residência multidisciplinar garantirá a presença do cirurgião dentista no tratamento e prevenção das alterações e seqüelas, decorrentes dos procedimento, na região buco-maxilo-facial. “O acompanhamento de um cirurgião dentista garante a preocupação com a função estética do paciente, a melhoria na qualidade de vida e uma reabilitação precoce”, disse a professora da Faculdade de Odontologia, Elaine Sickert Hosni.
O suporte dos profissionais de outras áreas melhora a qualidade das práticas de enfermagem no tratamento do paciente. De acordo com a enfermeira do Hospital-Escola da UFPel/FAU, Ângela Catarina Medeiros Ferreira, os residentes atuaram não somente no tratamento, mas também na prevenção da doença, compreendendo e tendo como base a realidade da comunidade e da família dos pacientes.
O programa
A pós-graduação Lato Sensu terá duração de 24 meses e carga horária semanal de 60 horas dedicadas em tempo integral. Os novos residentes terão 1152 horas de atividades teóricas e 4608 horas de atividades práticas.
O programa é destinado aos profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia, sendo que serão disponibilizadas duas vagas para cada área. Poderão inscrever-se como candidatos os graduandos do último semestre dos cursos e graduados com no máximo 24 meses de conclusão. As inscrições ocorrem no período de 03 de novembro a 03 de dezembro pelo site www.fau.com.br. O edital completo também está disponível no site.