Proteção ambiental da Lagoa Mirim é tema de reunião na UFPel

23 de Outubro de 2009

img_5117.jpgAconteceu nesta sexta-feira (23), no Lyceu Riograndense, uma reunião entre representantes da UFPel,  Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e da Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar. O objetivo do grupo é dar início a uma mobilização dos municípios que integram a Bacia da Lagoa Mirim, visando desenvolver um projeto unificado, entre as organizações ambientais, que busque recursos para a preservação desta bacia hidrográfica binacional.

Presente na reunião, o prefeito de Santa Vitória do Palmar e membro do Fórum Consultivo do Mercosul, Cláudio Pereira, explicou que o projeto prevê investimentos nas áreas de saneamento ambiental e saúde contemplando, em um primeiro momento, as cidades que integram a bacia da Lagoa Mirim e que podem contribuir para a poluição desta bacia. Segundo o prefeito, na área de Saneamento Ambiental a idéia inicial é contemplar o gerenciamento de resíduos sólidos, coleta e tratamento de esgoto, drenagem e planejamento do serviço de água.

No campo da saúde, as ações objetivam reforçar o atendimento na região de fronteira. Segundo o diretor do Hospital Escola, Carlos Augusto Tavares, a intenção é criar Unidades Básicas de Saúde que atendam a demanda nas áreas de pediatria, clínica geral, ginecologia e obstetrícia e cirurgia geral.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Manoel Maia, o projeto teve origem em 2005, na Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, com a preocupação de diminuir os danos causados pelo aumento das cidades e pelo surgimento de novos empreendimentos industriais. “A Lagoa Mirim é uma bacia livre de poluição. Nosso objetivo é criar uma proteção ambiental para que ela não seja afetada no futuro”, disse Maia.

Segundo o pró-reitor, as ações terão como exemplo a experiência de um projeto piloto de saneamento básico que está sendo realizado em Aceguá Brasil e Aceguá Uruguai. O projeto é uma parceria entre os municípios, a CORSAN e a Obras de Saneamento do Estado (O.S.E), empresa de saneamento do Uruguai. O projeto é coordenado pela Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim da UFPel.

O reitor Cesar Borges falou sobre a necessidade de um trabalho forte de preservação da Lagoa Mirim que atende dois países e vários municípios e lembrou da importância da conscientização da população. “Tem que haver educação ambiental”, disse o reitor, enfatizando a necessidade de educar as crianças para a proteção ambiental.

Na oportunidade, Cesar Borges fez o pré-lançamento do livro “Manual Ambiental para Instituições de Ensino Fundamental e Médio” organizado pelo coordenador de Gestão Ambiental da UFPel, Pablo Machado Mendes, e pela doutora em Educação Ambiental, Luciara Bilhalva Corrêa.