Grupo de Musicologia do Conservatório ganha destaque no SIC da UFRGS

22 de Outubro de 2009

O Grupo de Pesquisa em Musicologia do Conservatório de Música da UFPel esteve presente no XXI Salão de Iniciação Científica(SIC) da UFRGS com a apresentação de três trabalhos na área de Linguística, Letras e Artes. Os trabalhos apresentados foram “A música através dos periódicos: as operetas de 1918 na cidade de Pelotas”, da acadêmica Rafaela Wrege Grazziotin, sob orientação da professora Isabel Porto Nogueira; “A música na Revista Illustração Pelotense – novos acervos encontrados nos 90 anos da revista”, do aluno Yimi Walter Premazzi Silveira Junior, sob orientação das professoras Isabel Porto Nogueira e Francisca Ferreira Michelon, e Acto n. 64, 4 de abril de 1904: o ensino de música no pampa”, da estudante Carolina Borges Ferreira, sob orientação do professor Luiz Guilherme Duro Goldberg.

O Salão de Iniciação Científica da UFRGS caracteriza-se por reunir os trabalhos dentro de cada área do conhecimento por cursos e áreas específicas de pesquisa, onde a Música participa através de duas sessões, Música A e Música B. Cada uma das sessões é avaliada por uma comissão científica, que escolhe um único destaque de cada sessão.

Nesta edição de 2009, foram escolhidos como destaque nas sessões de Música A e B os trabalhos apresentados pelos acadêmicos Yimi Walter Premazzi Silveira Junior e Carolina Borges Ferreira, o que, de acordo com a diretora do Conservatório de Música, Isabel Nogueira, representa importante valorização do trabalho que vem sendo realizado na pesquisa em Música da UFPel.