UFPel mostra produção científica para a comunidade

20 de Outubro de 2009

Parcela significativa da produção científica da UFPel está à mostra, até a sexta-feira(23), nas dependências do Parque do Sesi, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. Desde esta terça-feira(20), a Universidade realiza naquele local o XVIII Congresso de Iniciação Científica(CIC), o XI Encontro de Pós-Graduação(Enpos) e a I Mostra Científica, que juntos configuram o maior evento científico da Universidade, reunindo professores, pesquisadores e acadêmicos das mais diferentes áreas do conhecimento.  O CIC registra nesta edição seu maior número de trabalhos já inscritos, 1.768.

O Congresso de Iniciação Científica, que neste ano tem como slogan “Evoluir sem extinguir, por uma ciência do devir”, conta com apresentações orais de trabalhos e de pôsteres. Aos melhores trabalhos de cada área do conhecimento serão concedidos os prêmios Jovem Pesquisador. Serão premiados 24 trabalhos de apresentação oral e 16 apresentados na forma de pôsteres. A entrega das premiações ocorrerá dia 6 de novembro, às 19h30min, no Salão de Atos da Faculdade de Direito da UFPel.

img_4959.JPG Os eventos foram abertos na noite da segunda-feira, em ato ocorrido no Centro de Integração do Mercosul. O vice-reitor da Universidade, Manoel Luiz Brenner de Moraes, representando o reitor Cesar Borges, observou que os eventos configuram um momento de divulgação da Universidade para a comunidade e lembrou a passagem dos 40 anos de existência da Instituição.

“É um trabalho de imenso valor”. Assim o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Manoel Maia, classificou a realização do CIC e dos eventos paralelos. Para ele, a partir destas realizações, é estabelecido um diálogo da Universidade com as comunidades interna e externa à Instituição. O pró-reitor lembrou que muitos alunos têm no CIC a primeira oportunidade para exporem seus trabalhos, tornando o evento um marco nas suas vidas acadêmicas.

Maia ressaltou o aporte significativo de recursos disponibilizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento ao Congresso e projetou uma próxima edição do CIC diferente da atual, pois está em estudo a realização em separado do Enpos, devido ao grau de exigência diferenciado entre os trabalhos dos dois eventos. Estuda-se ainda a idéia de realizar o CIC, em 2010, no novo campus Porto. “A Universidade tem que estar integrada com a sociedade cada vez mais”, afirmou o pró-reitor.

O coordenador geral do CIC e diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação(PRPPG), Orlando Lucca Filho, frisou o desafio de organizar o evento e disse que a edição deste ano será marcante pelo número de trabalhos inscritos e pelo aumento do aporte de recursos destinados ao Congresso. Já o diretor do Departamento de Pós-Graduação da PRPPG, Márcio Nunes Corrêa, lembrou que o CIC é um evento de referência na Instituição e recordou seus crescimentos quantitativo e qualitativo e as contribuições fornecidas para a pesquisa e para a pós-graduação dentro da Universidade.

Após a abertura, ocorreu uma conferência sobre o tema Evoluir sem extinguir: por uma ciência do devir, com os professores Sandra Mara Corazza, da UFRGS, Gilberto Garcias, da UFPel, e Mário Norberto Baibich, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O CIC, o Enpos e a Mostra objetivam valorizar o corpo docente da instituição dedicado à pesquisa, incentivar a formação de novos pesquisadores, fomentar a pesquisa na região de abrangência da UFPel e integrar as comunidades científica e acadêmica da Instituição. São metas também promover a interação entre a Universidade e as instituições com interesse nas pesquisas desenvolvidas e propiciar a interligação da pesquisa universitária com a sociedade.