UFPel participa de megaevento sobre integração na Bélgica

19 de Outubro de 2009

dsc00762.JPG A convite da União Européia, a Universidade Federal de Pelotas, através da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim(ALM), participou da “European Week of Regions and Cities”, em Bruxelas, Bélgica, realizada de 5 a 8 de outubro. O evento reuniu sete mil participantes distribuídos em 125 seminários simultâneos, focando os temas desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, cooperações territoriais e políticas de coesão para desenvolvimento de futuros projetos.

A presença da UFPel se deu através de convite enviado pela Sênior Oficial do Memorando de Entendimento entre União Européia e o Brasil, do Ministério da Integração Nacional, ao professor Manoel de Souza Maia, diretor da ALM e secretário executivo da Seção Brasileira da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, para participar do Open Days 2009. Durante o evento, Maia palestrou, no dia 7, sobre “Cooperação Inter-regional” no painel “Cooperação em Política Regional União Européia/Brasil”.

Conforme o diretor da ALM, a palestra tratou das ações desenvolvidas no âmbito da Bacia da Lagoa Mirim no território brasileiro e as compartilhadas com a República Oriental do Uruguai, como a Revitalização da Hidrovia da Lagoa Mirim, o Programa de Gestão e Conservação Pesqueira da Lagoa Mirim, o Saneamento Urbano Integrado Aceguá Brasil e Aceguá Uruguai, os Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Canal São Gonçalo e Lagoa Mirim e os Sistemas de Acesso a Mercados para Empresários Urbanos e Produtores Rurais.

“O diálogo Brasil e a União Européia sobre política regional foi proposto considerando os extensos territórios e vastas disparidades econômicas e sociais que enfrentam em seus processos de integração. Guardadas as diferenças, esses desafios se apresentam de variadas formas que refletem distâncias não apenas de recursos econômicos, mas também no impacto geográfico da concorrência mundial, nas alterações climáticas, nos padrões de dependência energética e nas constantes mudanças das estruturas demográficas e dos fluxos migratórios”, afirmou Maia.

Em 2007, lembrou o professor da UFPel, foi firmado um Memorando de Entendimento entre o Brasil e a União Européia visando estabelecer um diálogo sobre a política regional, com o objetivo de promover e reforçar a compreensão mútua e a cooperação bilateral nessa área, bem como abrir novos canais de comunicação para fortalecer o intercâmbio de informação. “Esse diálogo se concentra nas políticas de coesão territorial e de redução de disparidades sociais e regionais, na elaboração de planos que favoreçam o crescimento, a competitividade e o emprego, em experiências de criação e implementação de políticas regionais e estratégicas de desenvolvimento territorial, parcerias e no permanente processo de avaliação dos métodos e procedimentos empregados nessas ações”, explicou Maia.

O diretor da ALM informa que a agenda de cooperação entre a União Européia e o Brasil, em Política Regional, de 2009 a 2011, aprovada pelo Departamento-Geral de Políticas Regionais da Comissão Européia e o Ministério da Integração Nacional estabeleceu ações como o intercâmbio de experiências, conhecimentos e boas práticas, inclusive desenvolvimento institucional no campo de políticas regionais com o objetivo de desenvolver as competências e preparar gestores políticos e quadros nos diferentes escalões de governo do Brasil, federal, estadual e local. Outra ação estabelecida foi o suporte técnico à política regional com o objetivo de fortalecer a capacidade estratégica e as práticas de acompanhamento e avaliação de planos e programas de desenvolvimento integrado.

“Esse esforço constitui o reconhecimento formal da convergência de interesses, ideais e aspirações entre o Brasil e a União Européia e os desafios comuns a enfrentar para alcançar um desenvolvimento regional mais equilibrado”, completou Maia.