Começa o maior evento científico da UFPel

19 de Outubro de 2009

Desta terça(20) até a sexta-feira, a Universidade Federal de Pelotas realiza o XVIII Congresso de Iniciação Científica(CIC), o XI Encontro de Pós-Graduação e a I Mostra Científica, que juntos configuram o maior evento  científico da Universidade, reunindo professores, pesquisadores e acadêmicos das mais diferentes áreas do conhecimento. No CIC é apresentada significativa parcela da produção científica da UFPel. O Congresso registra nesta edição seu maior número de trabalhos já inscritos, 1.768.

Os eventos objetivam valorizar o corpo docente da instituição dedicado à pesquisa, incentivar a formação de novos pesquisadores, fomentar a pesquisa na região de abrangência da UFPel e integrar as comunidades científica e acadêmica da Instituição. São metas também promover a interação entre a Universidade e as instituições com interesse nas pesquisas desenvolvidas e propiciar a interligação da pesquisa universitária com a sociedade.

O CIC, que neste ano tem como slogan “Evoluir sem extinguir, por uma ciência do devir” ocorre no Parque do Sesi, na avenida Bento Gonçalves, com apresentações orais de trabalhos e de pôsteres. Aos melhores trabalhos de cada área do conhecimento serão concedidos os prêmios Jovem Pesquisador. Serão premiados 24 trabalhos de apresentação oral e 16 apresentados na forma de pôsteres. A entrega dos prêmios ocorrerá dia 6 de novembro, às 19h30min, no Salão de Atos da Faculdade de Direito da UFPel.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, organizadora do Congresso, do Encontro e da Mostra, já enviou os convites para a sessão de abertura dos eventos, que ocorre nesta segunda-feira(19), às 19h, no Centro de Integração do Mercosul. Após o cerimonial, ocorrerá conferência sobre o tema Evoluir sem extinguir: por uma ciência do devir, com os professores Sandra Mara Corazza, da UFRGS, Gilberto Garcias, da UFPel, e Mário Norberto Baibich, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).