ICH realiza jornadas sobre História Antiga e Estudos Medievais

6 de Outubro de 2009

O Departamento de História e Antropologia do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel está organizando a X Jornada de História Antiga e a I Jornada de Estudos Medievais, tendo como tema a Diversidade no Mundo Antigo e Medieval. Está prevista a participação de pesquisadores provenientes de várias universidades do país, com renome nacional e internacional.

Os eventos se realizarão de 6 a 9 de outubro e contarão com a participação de historiadores de outras regiões do Brasil e do Estado. A abertura oficial será às 19h30min desta terça-feira(6), no auditório do Colégio Sã José, com a conferência “O homem romano: um múltiplo homogêneo?”, proferida pela professora Marina Régis Cavicchiolli, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Além disto, as Jornadas contam com mini-cursos pela manhã, comunicações de pesquisas nas áreas de História Antiga e Medieval à tarde e mesas-redondas à noite.
Mais informações no  arquivo  jornadas2.doc ou na sede do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia(Lepaarq) do ICH, pelo fone (53) 32845529. Veja a íntegra da programação nos arquivos comunicacoes.doc   e  programacao.doc

Videodocumentário

Nesta quarta-feira(7), às 17h45min, no auditório do São José, será exibido o videodocumentário “Siracusa, Cidade Antiga”, selecionado para ser exibido no 20º Festival Internacional do Cinema Arqueológico, Museo Civico di Rovereto / Itália (5 a 10 de outubro de 2009).

Sinopse: Uma das maiores cidades gregas na Antiguidade, Siracusa situa-se na maior ilha do Mar Mediterrâneo – a Sicília – no cruzamento de vias marítimas milenares, freqüentada por povos diversos na história. Fundada no século VIII a.C. na pequena ilha chamada Ortígia, antes um istmo habitado por indígenas, Siracusa abriga em sua paisagem as várias cidades que lá existiram, no curso da História: invadida por sucessivos povos, a cada novo domínio, imprimiu-se na paisagem urbana dessa antiga pólis as transformações movidas pelos que ali chegavam e passavam a habitar a cidade, cada qual deixando as evidências de sua presença, hoje vistas nos sítios arqueológicos que tornam Siracusa Patrimônio da Humanidade. A partir de um relato de viagem da equipe do Labeca à Sicilia em 2007, o documentário mostra as impressões de seis siracusanos sobre a sua cidade e sua história: entre os tempos de um mesmo lugar, da memória do passado à vivência do presente, a Siracusa viva. (Por Silvio Cordeiro)

Ficha técnica: Direção e Montagem: Silvio Cordeiro.

Coordenação Científica: Elaine Hirata.

Produção Científica: Beatriz Florenzano.

Imagem e Música: Silvio Cordeiro.

Fotografias de Viagem: Wagner Souza e Silva.

Equipe de Produção: Daniela Puccini, Lilian de Angelo Laky, Patrícia Pontin e Paulo Marcondes.

Duração: 25 minutos.

Ano: 2009