Inaugurado prédio próprio da Unipampa em Caçapava do Sul

29 de Setembro de 2009

unipampa-cacapava.JPG Acompanhado de todos os pró-reitores e do vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, o reitor Cesar Borges, da UFPel, esteve presente em Caçapava do Sul, na tarde desta segunda-feira(28), quando, juntamente com a reitora Maria Beatriz Luce, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e dos demais reitores federais do Rio Grande do Sul, inaugurou as novas instalações da Unipampa, em Caçapava, obra esta de responsabilidade da UFPel.
predio-unipampa-cacapava.JPG Tendo ao seu lado, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Justiça, Tarso Genro, Cesar Borges lembrou em seu pronunciamento que a Unipampa é a concretização de um projeto de toda a região, desbravado pelo ministro Tarso Genro, quando da assinatura do ato de criação da Universidade. “Sem dúvida alguma, aquele momento foi extremamente importante para todos nós”, observou o reitor, agradecendo por ter sido a UFPel escolhida, juntamente com a UFSM, para levar a cabo o sonho de fazer nascer a nova universidade.
Ao falar da inauguração do novo prédio do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, o ministro da Educação Fernando Haddad disse que a Universidade tem “um apelo especial porque saiu do chão, saiu do zero, e porque não é fácil erguer dez campus onde antes não havia praticamente nada”. Sob aplausos dos estudantes e autoridades presentes, Haddad afirmou que “apesar das dificuldades, é muito melhor que os jovens estejam dentro de uma universidade pública do que sonhando com ela do lado de fora”.
As novas instalações do Campus da Unipampa de Caçapava do Sul têm área total construída de 4.577,89 m², distribuídos entre 10 salas de aula, cinco laboratórios principais: física, química, geofísica, mineralogia e informática, um auditório para 130 pessoas, uma biblioteca de 444 metros quadrados e cinco salas de professores além de oito salas administrativas. O terreno de cinco hectares localizado à entrada da cidade e onde foi erguido o novo prédio foi doado pela Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul (RS). “O investimento inicial foi de R$ 3,8 milhões e a obra foi feita em dois anos”.
Três cursos já funcionam no novo prédio. O Curso de Geofísica com 1.900 alunos e 50 vagas/ano e que funciona desde 18 de setembro de 2006; o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com 40 alunos, que começou em 2009 e o Curso Superior de Tecnologia em Mineração, que também começou este ano.