Pronasci poderá ter intersecção com Programa Vizinhança

21 de Setembro de 2009

pronasci-002.jpg O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania(Pronasci), do Ministério da Justiça, poderá ter uma intersecção com o Programa Vizinhança, realizado pela UFPel na região do entorno do novo campus Porto. O assunto foi tratado na tarde desta segunda-feira(21), durante visita do secretário-executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira da Silva, ao reitor da UFPel, Cesar Borges.

Durante o encontro, realizado no gabinete da Reitoria, ficou alinhavada uma reunião da coordenação do Pronasci com a coordenação e equipe do Vizinhança, que terá a presença de representantes das comunidades envolvidas no Programa, a ser realizada em outubro, em data ainda a ser confirmada.

pronasci-018.jpg “É nosso interesse neste momento saber o que o Ministério da Justiça poderá colocar à disposição do Programa Vizinhança”, disse o reitor da UFPel durante o encontro. Borges ressaltou também que a ideia da Universidade é envolver os empresários que se estabelecerão no Shopping a ser erguido junto ao novo campus, no sentido deles estudarem a possibilidade da ocupação de vagas de trabalho por membros das comunidades da região.

O secretário-executivo do Pronasci se disse impressionado com o Programa Vizinhança e projetou a possibilidade de uma intersecção entre as duas atividades. “Aqui teremos a atuação de estudantes de diversas áreas, o que permite pensar em algo totalmente inovador. Vou levar esta idéia ao ministro Tarso Genro”, afirmou Ronaldo Teixeira da Silva. Na reunião no gabinete da Reitoria, o secretário fez um breve relato sobre o Pronasci e sobre o conjunto de ações que instituíram os chamados Territórios de Paz, instalados em articulação com projetos das comunidades locais.

Acompanharam o secretário-executivo do Pronasci, que também foi chefe de Gabinete de Tarso Genro no MEC, o coordenador de Planejamento do Programa, Paulo Fuques, e o coordenador de Juventude do Pronasci, Reinaldo Gomes. Pela UFPel participaram do encontro, além de Borges, o vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, o chefe de Gabinete da reitoria, Mário Coppola, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Ernani Ávila, que falou sobre o Programa Vizinhança aos visitantes.

O Vizinhança objetiva promover a inclusão social, a revitalização e a melhoria da qualidade de vida dos moradores do entorno do campus Porto, além de proporcionar integração entre a comunidade e a universidade. Abrangerá a região da Balsa, Vila Ambrósio Perret e uma parte da Várzea. . Em alguns aspectos, também trabalhará parte dos bairros Navegantes e Fátima.  Entre as ações do Vizinhança estão apoio na área de informática, a ativação do laboratório de Ciências e atividades esportivas, culturais, de educação e saúde.