Inscrições para o exame da Amrigs abrem dia 14

11 de Setembro de 2009

Desde 1971 fazendo a avaliação do conhecimento e das habilidades específicas indispensáveis ao exercício ético e qualificado da Medicina, o Exame da Associação Médica do RS (Amrigs) será realizado no dia 22 de novembro, não só em Porto Alegre, mas também em Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo e Santa Maria. Para este ano, as inscrições estarão abertas entre os dias 14 de setembro e 13 de outubro. No ano passado, participaram do processo 1.393 candidatos de 18 instituições, com a oferta de 22 especialidades ou programas de residência médica. As inscrições podem ser feitas no site www.amrigs.org.br e/ou www.faurgs.ufrgs.br/concursos. Mais informações pelo email exame@amrigs.org.br ou pelo telefone 51 3014.2016.
As instituições e hospitais utilizam a avaliação como critério de seleção de jovens médicos nos Programas de Residência Médica (PRMs). A novidade é a possibilidade dos alunos, ainda em curso, fazerem o Exame Amrigs 2009 como uma espécie de simulado. “Acreditamos que o Exame não seja apenas um obstáculo a ser vencido para que o médico consiga uma vaga em Programas de Residência Médica. Mas sim uma maneira positiva de avaliar a capacitação do profissional médico, e que a análise de seus resultados sirva para propiciar o desenvolvimento de alguma lacuna que possa ainda haver em seu conhecimento. É também uma ótima oportunidade para os futuros médicos e médicos já formados se auto-avaliarem”, explica o presidente da Amrigs, Dirceu Rodrigues.
Para os candidatos que tem como objetivo específico o ingresso em Programas de Residência Médica, o Exame Amrigs é a primeira de duas etapas, com caráter classificatório. O número de vagas de cada PRM e os critérios de aproveitamento de candidatos classificados no Exame Amrigs 2009 serão regidos por editais específicos dos PRMs de cada hospital ou universidade.
A elaboração do Exame conta com a efetiva participação de representantes de todas as faculdades de medicina do Estado. “Isso permite uniformidade e contempla peculiaridades de cada universidade, de modo que a característica da prova esteja em consonância com o perfil da formação dos nossos médicos”, reforça Dirceu Rodrigues. Confira o cronograma do Exame e as vagas oferecidas nos Programas de Residência Médica em todo o Estado no arquivo  prms.doc  .