Engenharia Hídrica faz medição no São Gonçalo

4 de Setembro de 2009

campanha-de-medicao-hidrica.png Equipe da Engenharia Hídrica da UFPel e da Oceanografia Física da Furg realizou a primeira campanha de medição ao longo do Canal São Gonçalo. As atividades fazem parte do Projeto “Estudo do comportamento Hidrodinâmico do Canal São Gonçalo na área do Pró Mar de Dentro”, viabilizado por cooperação técnica, científica e financeira entre a SEMA (Programa Pró Mar de Dentro), a Furg e a UFPel.

Durante os dias 3 e 4, embarcados na Lancha Larus da Furg os pesquisadores Osmar Möeller (Oceanografia Física-Furg) , Vitor Tavares(Faem/UFPel) e Idel Milani e Gilberto Collares (Engenharia Hídrica-UFPel), acompanhados de estudantes de Pós-Graduação, realizaram as medições com equipamento ADCP (Perfilador Acústico de Corrente, com traçador de fundo, para aquisição de dados de corrente e de vazão líquida instantânea, em diversas estações ao longo do Canal São Gonçalo, desde a Lagoa Mirim até a foz na Lagoa dos Patos, incluindo o Rio Piratini e Arroio Pelotas. As curvas de vazão líquida e sólida do Canal, obtidas por modelagem numérica, permitirão descrever a dinâmica de comportamentos hídrico desse ambiente com vistas ao adequado manejo para gestão dos recursos hídricos, além do fortalecimento institucional dos órgãos envolvidos.

Esse projeto contribuirá para articulação e cooperação entre a esfera federal e estadual, bem como dispor de instrumentos e ferramentas para a gestão ambiental compartilhada na área de abrangência do Pró Mar de Dentro, mediante a determinação das curvas de descarga do Canal São Gonçalo e do Rio Piratini, permitindo o calculo de vazões através da combinação de declives das lâminas de água entre a Lagoa Mirim e a foz do Rio Piratini e essa última e a Laguna dos Patos. Complementarmente será determinada a influência da Barragem Eclusa no comportamento hidrodinâmico do Canal São Gonçalo.