UFPel contemplada com R$ 310 mil no Proext 2009

26 de Agosto de 2009

A Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, acaba de ser contemplada com recursos da ordem de R$ 310 mil, do Programa de Extensão Universitária – ProExt 2009 – para o período 2009-2010, graças à aprovação de sete projetos e de um programa.

O Proext 2009 é um programa dos Ministérios da Cultura e da Educação que apóia com até R$ 30 mil projetos culturais de extensão universitária realizados em instituições públicas voltados à inclusão social e que contribuam para a implantação de políticas públicas culturais. O Programa da UFPel aprovado é o Vizinhança, que receberá R$ 100 mil. Os sete projetos receberão R$ 30 mil cada.

O Programa Vizinhança, coordenado pela professora Luciane Kantorski, tem a participação do Instituto de Artes e Design, das Faculdades de Veterinária, Direito, Nutrição, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Administração, Agronomia e de Enfermagem e Obstetrícia e do Instituto de Ciências Humanas, entre outras unidades. Objetiva promover a inclusão social, a revitalização e a melhoria da qualidade de vida dos moradores do entorno do campus Porto, além de proporcionar integração entre a comunidade e a universidade. Abrangerá a região da Balsa, Vila Ambrósio Perret e uma parte da Várzea. . Em alguns aspectos, também trabalhará parte dos bairros Navegantes e Fátima.  Entre as ações do Vizinhança estão apoio na área de informática, a ativação do laboratório de Ciências e atividades esportivas, culturais, de educação e saúde.

O projeto Núcleo de Práticas Complementares ao Ensino Regular no Loteamento Ceval, da Faculdade de Educação, realizará atividades de reforço escolar em duas turmas, de segundas a sextas-feiras, com oficinas e palestras. Está prevista a criação de uma biblioteca e de uma brinquedoteca. A coordenação é da professora Giana Lange do Amaral.

Ser um trabalho participativo de qualificação do espaço urbano da Ocupação Balsa é o que pretende o projeto da Faculdade de Arquitetura, coordenado pela professora Nirce Medvedoski. Pretende estreitar os laços entre a comunidade e a UFPel, através de ações como de arborização e de criação de uma cartilha de melhoria da ambiência urbana.

Coordenado pela professora Tânia Morselli, o projeto educacional Reutilização dos resíduos orgânicos e promoção da alimentação saudável nas comunidades do entorno do campus Porto é uma realização da Faculdade de Agronomia, em parceria com a Faculdade de Nutrição. É uma proposta de educação ambiental para as escolas e comunidades, através da realização de oficinas de educação, visando desenvolver uma cultura de preservação. Prevê a instalação de minhocários e de hortas comunitárias, além do oferecimento de cursos e oficinas nas áreas de higiene e saúde alimentar e do uso adequado das hortaliças produzidas na região.

O projeto Capacitação de manipuladores de alimentos em boas práticas de produção de preparações alimentares, localizados nas áreas próximas ao campus Porto, quer desenvolver competências e habilidades a quem já trabalha com alimentos ou pretende ingressar no ramo. Sob a responsabilidade da Faculdade de Nutrição, o trabalho é coordenado pela professora Márcia Buchweitz.

Voltado à zona rural, o projeto Capacitação tecnológica de pequenos agricultores para a agroindustrialização de frutas e hortaliças foi apresentado pelo Departamento de Ciência dos Alimentos da Faculdade de Administração e Turismo, sob a coordenação da professora Carla Rosane Mendonça. Visa à abertura de novas possibilidades para pequenos produtores rurais dispostos a investir em novas estratégias de comercialização e a ampliar seus mercados. Atuará na capacitação dos produtores do interior de Pelotas para a produção de derivados de frutas e hortaliças, gerando emprego e renda e fortalecendo a agricultura familiar.

Em desenvolvimento há mais de quatro anos, o projeto Ação interdisciplinar a carroceiros e charreteiros na periferia de Pelotas atinge 400 famílias, oportunizando possibilidade de inclusão a uma comunidade caracterizada pela vulnerabilidade social extrema. O trabalho confere assistência aos animais e às famílias envolvidas com a atividade. O projeto da Faculdade de Veterinária é coordenado pelo professor Carlos Eduardo Nogueira e deverá ainda oferecer orientações de gerenciamento de negócio aos carroceiros.

Os recursos recebidos pelo projeto Núcleo de Teatro Universitário: escola itinerante de espectadores serão investidos em três ações prioritárias, que são o Segundo Festival de Teatro Universitário, marcado para dezembro, o Ciclo de Teatro nas Escolas, que realizará apresentações itinerantes na rede pública de ensino em Pelotas no primeiro semestre de 2010, e o projeto Teatro nos Pampas, que levará espetáculos às cidades-sede da Unipampa, de agosto a outubro do próximo ano. A coordenação é do professor Adriano Moraes.

Todos os projetos tiveram a participação de grupos de docentes das diversas unidades acadêmicas. Uma equipe especializada da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que tem como titular o professor Ernani Ávila, trabalhou na apresentação dos trabalhos ao Proext.