Matas Ciliares são assunto de monografia na UFPel

30 de Julho de 2009

O aluno Tiago Venzke apresenta hoje (30), na sala 213 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel), os resultados de monografia intitulada “Estudo das matas ciliares da bacia hidrográfica do Arroio Pelotas”, em investigação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestores Regionais de Recursos Hídricos, da Faculdade de Engenharia Agrícola da UFPel.
O trabalho é orientado pelo professor Maurício Couto Polidori e Maria Antonieta Décio da Costa, dedicando-se a descrever e classificar parte da paisagem representada por comunidades vegetais contíguas ao Arroio Pelotas, particularmente na área rural.
Segundo Polidori, é notável o desconhecimento de nosso próprio habitat, sendo esse tipo de pesquisa fundamental para o desenvolvimento regional, posto que sua compreensão pode mediar a preservação e a mudança; isso se reforça no caso das matas ciliares, cuja condição afeta a estrutura da paisagem e impacta o meio rural e urbano, sendo a retirada dessas matas uma das importantes causas atuais das enchentes urbanas, como é sabido para o caso de Pelotas. A FAUrb fica na rua Benjamin Constant 1359.