Lacea realiza visita técnica a Livramento e Rivera

30 de Julho de 2009

livramento.jpg Nos dias 24 e 25 de julho, professores e alunos do Laboratório de Cartografia e Estudos Ambientais (Lacea) da Universidade Federal de Pelotas realizaram visita técnica a Santana do Livramento, no Brasil, e a Rivera, no Uruguai. O trabalho de campo coordenado pelas professoras Rosa Elena Noal e Rosangela Spironello contou com a participação efetiva dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Os estudos na região da fronteira possibilitaram abordar aspectos como território, cultura, geopolítica e ensino de Geografia. O grupo também fez a coleta de amostras biogeográficas e minerais na divisa entre os dois países para análise nos laboratórios dos cursos.

Além da visita de campo, o grupo teve a oportunidade de acompanhar duas palestras. A primeira com a professora Gladys Bentancour, geógrafa e pesquisadora da integração territorial e social da fronteira do Uruguai com o Brasil e a Argentina. A segunda palestra esteve a cargo do secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Santana do Livramento, Robson Cabral, que apresentou os desafios, potencialidades e obstáculos da gestão territorial em uma região de fronteira como Santana do Livramento e Rivera, separadas apenas por uma rua.