Professores do LeurEnGeo participam de encontro em Bagé

28 de Julho de 2009

Os professores do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e de Ensino de Geografia (LeurEnGeo), Paulo Roberto Quintana Rodrigues e Sidney Gonçalves Vieira, participaram na quinta e na sexta-feira (22 e 23) de encontro com professores de Geografia e História da rede municipal da cidade de Bagé.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Bagé, teve como intuito a atualização dos professores em práticas pedagógicas na área da Geografia. Na quinta-feira, o professor Sidney proferiu exposição tratando da contextualização do pensamento geográfico com as diferentes práticas de ensino verificadas na escola. Os professores puderam refletir sobre suas próprias práticas e a relação com os fundamentos teóricos e metodológicos de propostas diferentes da Geografia.
À tarde, com o professor Paulo, realizaram oficina pedagógica com a utilização do laboratório de informática no auxílio da confecção de mapas temáticos próprios para utilização em sala de aula. A técnica propicia que o próprio professor e o aluno desenvolvam mapas com indicadores originais que são construídos no próprio processo de ensino-aprendizagem.
Na sexta-feira o professor Paulo deu continuidade ao encontro realizando outra oficina pedagógica. Na oportunidade, mostrou a importância de analisar rótulos e embalagens para entender o processo de globalização da cultura e de mundialização da economia a partir de uma técnica que mobiliza os próprios alunos a refletirem sobre o consumo de bens e produtos.
A partir desse contato, já iniciado anteriormente com outras palestras proferidas pelo professor Paulo Rodrigues, a Secretaria Municipal de Educação de Bagé solicitou ao LeurEnGeo a elaboração de um projeto com vistas a qualificação continuada dos professores da rede em modalidade, que deverá envolver práticas pedagógicas específicas e também o ensino à distância.