Recursos de R$ 4,8 milhões contemplam unidades de pesquisa da UFPel

21 de Julho de 2009

lab-microscopia.JPG A crise econômica levou o Governo Federal a aplicar cortes pontuais em algumas linhas de crédito, mesmo em setores vitais como educação, ciência e tecnologia. Ainda assim, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está sendo contemplada com recursos da ordem de R$ 4,8 milhões, disponibilizados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia, através de Chamadas Públicas do programa CT-Infra/Proinfra.
Disputados por instituições de pesquisa públicas ou privadas, os recursos destinam-se a projetos ligados à expansão e modernização da infraestrutura de pesquisa institucional através da execução de obras e aquisição de equipamentos de grande porte. Ao todo, 160 instituições apresentaram propostas à Chamada Pública lançada em novembro de 2008, mas apenas 119 foram qualificadas.
“Chama a atenção o volume de recursos recebidos pela UFPel, o que mostra a relevância dos projetos habilitados junto à Finep. Mesmo sendo uma universidade interiorana, os recursos recebidos nos colocam no mesmo patamar de instituições como Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Fundação Universidade do Amazonas (FUA), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). E ficamos à frente de instituições como Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Lavras (UFLA), e Universidade Federal de Sergipe (UFSE)”, comemora o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, professor Manoel de Souza Maia.
Projetos UFPel - Os projetos contemplados pela UFPel foram:
- Consolidação do Centro de Pesquisa em Fotossíntese - PPG em Fisiologia Vegetal do Instituto de Biologia (R$ 415 mil);
- Implantação do Núcleo de Estudos sobre Ciclo Vital e Economia da Saúde - PPG em Epidemiologia, com participação do PPG em Economia (R$ 1.3 milhão);
- Consolidação da infraestrutura dos programas de Pós-Graduação na área de Ciências Agrárias, com ênfase na pesquisa, inovação e produção de alimentos seguros - Fase III (Faem e demais unidades) - R$ 655 mil;
- Consolidação da Central Analítica da UFPel - Fase III - Instituto de Química e Geociências (R$ 955,5 mil); e
- Consolidação da Central de Microscopia da UFPel (R$ 810,5 mil).
Quando estiver em pleno funcionamento, a Central Analítica da UFPel deverá atender à comunidade acadêmica em geral, dando suporte à pesquisa, à pós-graduação e à extensão nas mais diferentes áreas. As atividades estarão divididas nos módulos de análises químicas, localizado em área do Instituto de Química e Geociências (IQG), e de análises biológicas, situado junto ao Instituto de Biologia(IB). Serão atendidos setores como da química ambiental (análise de água, solo, efluentes industriais), agroindústria (alimentos, biocombustíveis), oleoquímica (análise de óleos essenciais e vegetais e seus constituintes), biocombustíveis e petroquímica, entre outros.
Já a Central de Microscopia, equipada com microscópio de varredura de características inéditas na região, será sediada ao lado da Faculdade de Odontologia. A nova unidade atenderá a potencial demanda de 83% dos programas de pós-graduação em que a Microscopia Eletrônica de Varredura poderá ser utilizada em pesquisas e inovação e será disponibilizado também para pesquisas de outras instituições, em áreas como materiais nanoestruturados, semicondutores, estruturas biológicas (insetos, plantas, dentes, ossos), pesquisas de oceanologia, geologia, arqueologia, dermatologia, biotecnologia, biologia, agronomia, veterinária, engenharias, entre outras.