Curso de Hidrometria realiza aula prática no Arroio Corrientes

20 de Julho de 2009

atividades-hidrometria.JPG Os alunos do II Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos, grupo acompanhado pelos professores Álvaro Nebel, Idel Milani e Gilberto Collares, tiveram a possibilidade de experimentar o uso de equipamentos e dispositivos empregados para medição de velocidade do fluxo da água em cursos naturais e medida de vazão direta e por meio de vertedores. As atividades desenvolveram-se em uma seção transversal do Arroio Corrientes, próximo à BR 116, no município de Turuçu.
atividades-hidrometria-2.JPG Foi realizado Batimetria da seção e medidas de velocidades em oito verticais da seção transversal com uso de micro-molinete fluviométrico. Foram empregados os métodos de medição por flutuadores e por vertedor triangular para estimativa de velocidade de fluxo e vazão, respectivamente.
Todos os alunos tiveram a oportunidade de operar os equipamentos, o que permitiu especial apropriação dos conhecimentos teóricos alicerçados na prática. Com os resultados, o Grupo construiu um diagnóstico atual do Arroio Corrientes para aquela situação, construindo o perfil do canal de escoamento e estimando a vazão e oportunizando a comparação de vários métodos de medição.