Encontro reúne lideranças da Várzea no Gabinete da Reitoria

17 de Julho de 2009

img_8071.JPG Representantes dos principais segmentos da região da Várzea foram recebidos pelo reitor Cesar Borges e um grupo de pró-reitores, no Gabinete da Reitoria, nesta sexta-feira(17). O encontro foi agendado com o objetivo de aprofundar o relacionamento da Universidade com os moradores do entorno do Campus Porto, como parte das ações previstas no programa Vizinhança, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Buscando a promoção da inclusão social, a revitalização e a melhoria da qualidade de vida das populações adjacentes ao novo campus, o programa já tem algumas ações em andamento e outras serão estabelecidas em parceria com as lideranças da comunidade. O trabalho prevê a intervenção da universidade, através das suas áreas de conhecimento, na realidade do local.
“Apesar de o objetivo de nossa instituição ser o ensino, apostamos numa boa convivência com nossos vizinhos e queremos colaborar naquilo que for possível. Não devemos criar expectativas que não sejam reais ou que não possam ser cumpridas, apenas discutir ações que contribuam para a qualidade de vida de vocês”, observou Cesar Borges.
A diretora do Jornal da Várzea, Josiane Maciel da Silva destacou o apoio da Universidade na impressão do informativo do mês de julho, rodado na Editora e Gráfica Universitária. “Nosso jornal tem como proposta levar informações que possam conscientizar e reeducar as pessoas e a colaboração da Universidade é fundamental”, justificou.
Também estiveram presentes à reunião representantes da Escola de Samba General Telles, Central Única das Favelas (Cufa), Associação dos Moradores da Várzea, Escola Ferreira Vianna, Liga Pelotense de Futebol, Banda Cultural e Recreativa Dona da Noite, Linguarudas da Várzea, entre outras.
“Estou feliz por ver essa zona sendo aproveitada e valorizada, e nunca pensei que a UFPel pudesse proporcionar um encontro, ouvir as lideranças do bairro. Esse é um momento muito importante para nossa comunidade, principalmente para nossos jovens e crianças”, comemorou a diretora da Escola Ferreira Vianna, professora Margarete Armas, há 28 anos ligada ao educandário.
Por sua vez, a diretora da banda carnavalesca Dona da Noite, Cristina Moraes, manifestou sua preocupação com o público infantil. Ela vê a necessidade de promoção de atividades lúdicas, de cunho cultural e pedagógico, uma vez que a expansão desordenada do espaço urbano eliminou os terrenos baldios, onde as crianças podiam realizar suas brincadeiras e práticas desportivas. Cristina sugere a destinação de um local onde as atividades sadias possam ser resgatadas. O pleito teve a plena acolhida do reitor da UFPel, que acredita estar identificada uma das prioridades. “A melhoria da qualidade de vida está na dependência da educação das nossas crianças. Vamos investir maciçamente nesta área”, afirmou.
Cesar Borges convidou as lideranças da comunidade varzeana para que o acompanhem em audiência com o prefeito Fetter Júnior, em que será pleiteada a cedência de um espaço para atividades recreativas e de lazer voltadas ao público infanto-juvenil. Sugeriu também a criação de uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), a fim de buscar recursos para o programa Vizinhança junto ao Ministério da Justiça.
Atividades - O Vizinhança já desenvolve suas primeiras ações junto aos alunos da Escola Ferreira Viana. Além disso, encontram-se em fase de desenvolvimento projetos culturais, de geração de trabalho e renda, prevenção em saúde, qualificação de lideranças, criação de espaço de atividades coletivas e supervisão de atividades esportivas.