Livro sobre o processo de industrialização do RS destaca a UFPel

16 de Julho de 2009

capa.jpg Em livro que reúne alguns dos mais importantes registros do processo de industrialização do Rio Grande do Sul, lançado esta semana pela Federação das Indústrias do RS (Fiergs), a UFPel recebeu destaque pela transformação das instalações do antigo Frigorífico Anglo em “área que abriga o Campus, onde se produz alimento para o espírito”.
pagina-livro.JPG Escrita por Eduardo Bueno (Peninha) e Paula Taitelbaum, a obra “Indústria de Ponta” é fartamente ilustrada com registros iconográficos de diversos acervos, tem 234 páginas e tiragem de dez mil exemplares. “O livro conta a contribuição das fábricas na evolução da sociedade rio-grandense, compondo um mosaico do nosso parque fabril, que produz de alimentos a chips, com um olhar aguçado em direção ao futuro”, opina Paulo Tigre, presidente da Fiergs/Ciergs.
Nas páginas onde fala da UFPel, as fotos recentes são de autoria de Fernando Bueno, referindo-se desta forma ao antigo frigorífico, cujo conjunto foi adquirido pela Universidade, que começou a construir um novo campus: “O local agora produzirá conhecimento e não carcaças”.
O livro tem o formato 25cm x 20,3cm, tipologia univers e baskerville e foi impresso em papel couchê fosco, com a gramatura de 115g/m². Tem 264 páginas e foi editado pela Gráfica Pallotti, com distribuição da Fiergs.