Em livro que reúne alguns dos mais importantes registros do processo de industrialização do Rio Grande do Sul, lançado esta semana pela Federação das Indústrias do RS (Fiergs), a UFPel recebeu destaque pela transformação das instalações do antigo Frigorífico Anglo em “área que abriga o Campus, onde se produz alimento para o espírito”.
Escrita por Eduardo Bueno (Peninha) e Paula Taitelbaum, a obra “Indústria de Ponta” é fartamente ilustrada com registros iconográficos de diversos acervos, tem 234 páginas e tiragem de dez mil exemplares. “O livro conta a contribuição das fábricas na evolução da sociedade rio-grandense, compondo um mosaico do nosso parque fabril, que produz de alimentos a chips, com um olhar aguçado em direção ao futuro”, opina Paulo Tigre, presidente da Fiergs/Ciergs.
Nas páginas onde fala da UFPel, as fotos recentes são de autoria de Fernando Bueno, referindo-se desta forma ao antigo frigorífico, cujo conjunto foi adquirido pela Universidade, que começou a construir um novo campus: “O local agora produzirá conhecimento e não carcaças”.
O livro tem o formato 25cm x 20,3cm, tipologia univers e baskerville e foi impresso em papel couchê fosco, com a gramatura de 115g/m². Tem 264 páginas e foi editado pela Gráfica Pallotti, com distribuição da Fiergs.
Livro sobre o processo de industrialização do RS destaca a UFPel
16 de Julho de 2009
Seção: Notícias