Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos realiza Falso Embarque

14 de Julho de 2009

furg-012.jpg O curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos promoveu aula prática denominada de “Falso Embarque”, com o objetivo de simular as atividades realizadas em um embarque realizado em ambientes aquáticos. Nessa atividade foram demonstradas técnicas de amostragem de água e sedimentos e também procedimentos de determinações analíticas realizadas in situ. As atividades foram realizadas no Yacht Clube de Rio Grande onde estava atracada a Lancha Larus da Furg (Universidade Federal do Rio Grande).

O grupo participante das atividades foram os alunos do curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos, além dos professores e pesquisadores colaboradores Álvaro Nebel, Rui Martins Antunes e Idel Milani, respectivamente. Também participaram das atividades dois alunos de doutorado da Furg, Karina Attisano e Carlos Andrade, que auxiliaram nas atividades práticas. O falso embarque foi dividido em duas partes principais, sendo elas uma aula teórica e uma aula prática, quando foram trabalhados conhecimentos teóricos sobre procedimentos de embarque, que envolveram os cuidados prévios (preparo de material e equipamentos) e também às atividades a serem realizadas no embarque propriamente dito e à rotina analítica pós-embarque. Esta atividade, com duração de um turno, foi realizada no auditório da Proplan da Furg.

A atividade prática foi desenvolvida no interior da Lancha Larus, que ficou atracada no cais do Yatch Clube de Rio Grande no outro turno. Foram simulados todos os procedimentos realizados em um embarque, tais como tomada de dados essenciais para interpretação do ambiente, como coordenadas geográficas, profundidade local, direção e intensidade do vento, pluviosidade e outras. Esta prática envolveu atividades demonstrativas de técnicas de amostragem de água utilizando-se de garrafas Van Dorn e outras similares e também amostragem com balde. Foram detalhados os cuidados a serem tomados durante a amostragem para evitar contaminações durante a coleta. Foram determinados os parâmetros físico-químicos nas amostras coletadas, tais como pH, Eh, temperatura e oxigênio dissolvido. A amostra foi subdividida em sub amostras, as quais foram processadas no interior da lancha pela adição de reativos específicos para posterior determinação dos teores de nutrientes e metais dissolvidos.

Foram realizadas titulações de alguns parâmetros analíticos no próprio local. Também no local pode-se amostrar sedimentos, com auxílio de draga de aço inox, objetivando demonstrar os procedimentos e cuidados com a amostragem. O uso do “push point” para amostragem de águas subterrâneas o qual é composto por diversas varas de aço inox acopláveis foram empregadas na aula prática. Todos os alunos tiveram a oportunidade de realizar as atividades práticas, tanto de amostragem como de processamento analíticos in situ das amostras.