Professor da Veterinária UFPel aprova projeto no maior Edital da história do CNPq

24 de Junho de 2009

Objetivo é a implantação do Centro de Rastreabilidade Sanitária e Genética de Sêmen

A UFPel, através da Faculdade de Veterinária, acaba de ser contemplada com recursos da ordem de R$ 449 mil, no Edital Nº 064/2008, lançado pelo CNPq e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - o maior edital da história do CNPq -, para a implantação do Centro de Rastreabilidade Sanitária e Genética de Sêmen, um centro colaborador em Defesa Agropecuária, vinculado ao Mapa.
O projeto é coordenado pelo professor Thomaz Lucia Jr., da Faculdade de Veterinária, vinculado aos grupos de pesquisa Pigpel e Reprodução Animal, juntamente com os professores Ivan Bianchi e Arnaldo Diniz Vieira, com as doutorandas Carine Dahl Corcini, Fabiana Moreira e Jorgea Pradieé e os mestrandos Elisângela Mirapalheta Madeira e Rafael da Rosa Ulguim. Atuam como colaboradores, os professores João Carlos Deschamps e Marcio Nunes Corrêa (Faculdade de Veterinária), Denise Calisto Bongalhardo e Fábio Pereira Leivas Leite (Instituto de Biologia), Fabrício Rochedo Conceição e Odir Antônio Dellagostin (Centro de Biotecnologia).
Entre os objetivos do projeto, podem ser destacados: estabelecimento de protocolos de boas práticas laboratoriais e de análise de perigos e pontos críticos de controle para os processos de coleta, processamento, armazenagem e distribuição de sêmen, e da execução de programas de inseminação artificial em diferentes espécies animais; diagnóstico microbiológico e molecular de agentes contaminantes no sêmen, materiais e equipamentos usados no processamento de sêmen; identificação da paternidade de reprodutores na progênie; fornecimento de laudos para a certificação de reprodutores e de estabelecimentos comerciais produtores de doses de sêmen; e prestação de serviços na forma de cursos de treinamento de recursos humanos.
Durante o mês de maio, uma equipe de fiscais do Mapa visitou a UFPel, para definir estratégias para a execução do projeto. Uma destas estratégias foi a constituição de um grupo de trabalho para elaborar um Manual de procedimentos para exame andrológico e Avaliação de sêmen animal, com o objetivo de unificar os procedimentos de análise, avaliação e inspeção de sêmen no Brasil e nos países do Mercosul. Esse grupo de trabalho é constituído pelos doutores George Caldeira (Laboratório Lanagro-MG - coordenador), Beronete de Freitas Araújo (Secretaria de Defesa Agropecuária - Mapa), Jairo Pereira Neves (UNB), Marc Henry (UFMG), Margot Dode (Embrapa - Cenargen) e Thomaz Lucia Jr. (UFPel).
Nos grupos de trabalho montados para as diferentes espécies animais, a UFPel será representada pelos professores Arnaldo Diniz Vieira, Denise Calisto Bongalhardo e Ivan Bianchi, além do doutor Cláudio Alves Pimentel, professor titular da Faculdade de Veterinária (aposentado). A primeira reunião deste grupo ocorrerá entre os dias 1º e 6 de julho, em Belo Horizonte, durante o 18º Congresso Brasileiro de Reprodução Animal.