Livro previne acidentes com máquinas agrícolas na agricultura familiar

18 de Junho de 2009

livro-maquinas.jpgA Área de Máquinas Agrícolas da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel) está disponibilizando aos pequenos agricultores e extensionistas rurais o livro “Acidentes com máquinas agrícolas: texto de referência para técnicos e extensionistas”, de autoria dos professores Ângelo Vieira dos Reis e Antônio Lilles Tavares Machado. A solenidade de lançamento foi prestigiada pelo vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, pela direção e chefes de Departamento da Faculdade e pelo gerente regional da Emater, Lair Pereira Corrêa.

livrobmp.jpg  A obra é uma das produções obtidas no projeto Apoio à implantação da mecanização agrícola nas unidades familiares de produção, contemplado em edital federal para Seleção Pública de propostas para apoio a Projetos de Extensão Tecnológica Inovadora para Agricultura Familiar.
Pela relevância do tema, a Faem/UFPel está doando 500 exemplares do livro à Emater, além de 50 unidades ao Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) e 50 livros à União dos Agricultores do Interior de Canguçu (Unaic). “Nosso objetivo é transferir esses conhecimentos a entidades que vão utilizá-los lá na ponta, através do trabalho dos extensionistas rurais”, observou Ângelo dos Reis.
Na oportunidade, o gerente regional da Emater, Lair Corrêa, saudou a parceria estabelecida com a UFPel, qualificando-a como de extrema importância para os pequenos produtores. Com o repasse dos livros, a obra estará disponível em todos os postos da entidade, que possui, além do escritório central, dez unidades regionais e 487 escritórios municipais.

O direcionamento do trabalho à agricultura familiar foi destacado pelo vice-reitor, Manoel Moraes. Segundo ele, esse foco qualifica e diferencia a atuação do Departamento de Engenharia Rural da Faem.
Sumário
O livro sobre acidentes com máquinas agrícolas apresenta 103 páginas e seu conteúdo também está disponível aos interessados na página da UFPel (www.ufpel.edu.br/faem/engenhariarural/) ou no Portal da Cidadania (http://comunidades.mda.gov.br/dotlrn/clubs/extensouniversitaria/).
A parte inicial do texto apresenta algumas estatísticas a respeito dos acidentes mais comuns com máquinas no meio rural e trata da conscientização dos agricultores sobre a necessidade de se prevenir dos mesmos, abordando aspectos econômicos, sociais e familiares. A seguir, são enfocadas as principais causas genéricas de acidentes com máquinas agrícolas e as causas específicas destes eventos com tratores, que é a máquina com a qual ocorre a maioria dos acidentes no meio rural. Por fim, são apresentados os principais cuidados que devem ser observados na prevenção dos tipos mais freqüentes e mais graves de acidentes com tratores de duas e de quatro rodas, assim como os cuidados que devem ser seguidos no manuseio e aplicação de agrotóxicos.
O projeto
O lançamento do livro integra o projeto de extensão Apoio à implantação da mecanização agrícola nas unidades familiares de produção, que tem em seu planejamento a realização de cursos sobre os seguintes assuntos: Noções básicas sobre motores de 2 e 4 tempos, Operação e manutenção de tratores de duas e quatro rodas, Operação e manutenção de máquinas de preparo do solo, Operação e manutenção de semeadoras-adubadoras, Operação e calibração de máquinas para aplicação de produtos químicos, Noções básicas sobre a utilização de máquinas para silagem e fenação, e Normas de segurança na utilização de máquinas agrícolas.