Fundação de Apoio Universitário comemora 28 anos

16 de Junho de 2009

fau-28-anos.JPG A Fundação de Apoio Universitário (FAU), entidade filantrópica que administra o Hospital Escola da UFPel, completou, no último dia 10, seu 28º aniversário. A significativa data foi assinalada com uma confraternização promovida pelo Grupo de Trabalho Humanização do Hospital Escola.
A entidade foi criada em 1981, com a responsabilidade de gerir as receitas e despesas provenientes do Sistema de Saúde da Universidade. Sem medir esforços, assumiu o desafio de oferecer um atendimento digno aos usuários do Sistema Único de Saúde.
O diretor-executivo da entidade, Luiz Vicente Borsa Aquino, aproveitou a ocasião para agradecer a todos os que participam e apóiam a Fundação, primeiramente a UFPel, ao reitor e aos pró-reitores da instituição - na oportunidade representados pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Élio Paulo Zonta -, bem como a Direção da FAU, mas agradeceu especialmente aos colaboradores. “A FAU não seria nada sem os colaboradores. Continuaremos trabalhando unidos em prol do bem comum”, enfatizou Aquino.
Shirley Gonçalves, funcionária há 25 anos, fez uso da palavra para explicar o quanto é apaixonada pela instituição. “Depois de tantos anos, sigo sentindo muita alegria e orgulho de trabalhar na FAU. Quando entrei aqui ela era uma menininha de três anos, e é muito bom vê-la crescendo e se tornando cada vez mais indispensável para a comunidade. Ver as pessoas saindo satisfeitas pelo atendimento que recebem, a humanidade no tratamento, desde a portaria, a direção, médicos… todos aqui presentes fazem parte dessa história”, disse, emocionada.
“Ser voluntário é estar a serviço dos outros, estar envolvido com o todo, é mergulhar profundamente na causa, é sublimar a gratuidade”, observou Maria Inês Rodrigues, que trabalha há quatro anos como voluntária na ONG Mama Vida.
Laura Cristina Borges Duarte falou em nome dos usuários: “Quando cheguei na FAU não sabia como seria o tratamento pelo SUS, confesso que fiquei com muito medo do que me esperava. Cheguei muito cansada, com frio, com receio, mas para minha surpresa encontrei tudo organizado, limpo, as pessoas interessadas no caso do meu filho. Todo mundo aqui é tratado da mesma forma, com humanidade, aqui a gente se sente protegido”, elogiou
Depois do tradicional parabéns, um bolo de 720 fatias foi distribuído aos trabalhadores e pacientes do Hospital Escola. Na parte da tarde, todos os visitantes, acompanhantes, bem como as residentes do Asilo São Vicente de Paulo receberam bolo especialmente elaborado pelo Restaurante-Escola da UFPel. “A comemoração do aniversário é muito importante para estreitar os laços entre a instituição, seus trabalhadores e a comunidade. A Humanização busca construir e promover a interação entre os diferentes atores envolvidos na produção de saúde, prevenindo o mecanicismo, automatismo ou tecnicismo do processo de trabalho,” afirma Tânia Brizola, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do HE.