Morre o professor aposentado do IB Milton Mascarenhas Amaral

15 de Junho de 2009

professor_milton_amaral.jpgDepois de um longo período de enfermidade, faleceu, na madrugada de domingo(14), o professor catedrático da disciplina de Histologia do Instituto de Biologia (IB), Milton Mascarenhas Amaral, vítima de câncer. Os atos fúnebres aconteceram durante o domingo, o sepultamento ocorreu às 17h 30min no Cemitério São Francisco de Paula. O reitor César Borges participou das homenagens.
Milton era cirurgião-dentista com pós-graduação em Histologia. Concluiu o doutorado em São Paulo e retornou a Pelotas onde montou o Laboratório de Técnica Histológica com os conhecimentos avançados que adquiriu.
Ingressou na universidade em 1954, foi o primeiro diretor oficial do Instituto de Biologia(1973), foi docente das pós-graduações em Endodontia e em Cirurgia Buco-maxilo-facial, orientou oficialmente e extraoficialmente vários trabalhos acadêmicos e participou de várias bancas de concursos em Pelotas e Porto Alegre.
Adorava passar os conhecimentos adquiridos. De acordo com a amiga de Milton, a professora aposentada Iria Pureza Duarte, que dedicou seu livro ao mestre, “ele ajudava com boa vontade qualquer um que tivesse interesse em aprender Histologia. Não tinha preocupação em formar currículo, mas sim em ensinar”. Iria, que foi aluna de Milton, lembra que ele era um intelectual e sabia tudo sobre a vida de Napoleão. “Era muito agradável conversar com ele, pois estávamos sempre aprendendo”, disse.
Filho de Manoel Dias Amaral e Maria Francisca Mascarenhas Amaral, Milton nasceu em Pelotas, dia 05 de junho de 1929. O professor deixa a esposa, Heloisa Gonçalves Amaral e dois filhos, a professora do Departamento de Morfologia ligado ao IB, Marta Gonçalves Amaral e o engenheiro Fernando Gonçalves Amaral, que reside em Porto Alegre.