CTG Rancho Grande do CAVG comemora 42 anos

12 de Junho de 2009

ctg-rancho-grande.JPGOs 42 anos de fundação do CTG Rancho Grande, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG/UFPel), que se completam nesta sexta-feira(12), serão celebrados com atividades internas e uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores.
Considerando sua atuação ininterrupta, a entidade é o CTG estudantil mais antigo, embora o embrião do tradicionalismo nesse meio seja o DTG do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, na liderança do conhecido tradicionalista Paixão Cortes, então um jovem estudante.
A história do Rancho Grande começa logo após o 1º Congresso Tradicionalista ocorrido em Santa Maria no ano de 1954, que inspirou alunos do CAVG a pleitear junto ao então diretor Jayme Soares de Oliveira a criação de uma entidade que simbolizasse as tradições gaúchas. No mesmo ano, o movimento deu origem, junto ao Centro Social Pedro Osório - hoje grêmio estudantil -, ao Departamento de Tradições Gaúchas, que assim permaneceu até 1967.
A criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em 28 de dezembro de 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista, motivou os alunos e servidores do CAVG a iniciarem uma ação emancipacionista que culminaria com a fundação oficial do CTG Rancho Grande, no dia 12 de junho de 1967, tendo como primeiro patrão Mário Eduardo Panyagua, que filiou a entidade ao MTG em novembro do mesmo ano.
A programação dos 42 anos do CTG Rancho Grande corrige o equívoco ocorrido em 2007, quando se festejou o cinqüentenário da entidade. A situação ficou esclarecida a partir da apreciação de documentos pelo Conselho Técnico Pedagógico do CAVG e, especialmente, pelo parecer fornecido pela comissão especial formada por professores do Departamento de História e Antropologia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel.