Parceria entre a UFPel e a Santa Casa preservará acervo do salão nobre do hospital

29 de Maio de 2009

parceria-sta-casa.JPGOs professores Andréa Lacerda Bachettini e Roberto Heiden, do Curso de Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), e a professora Francisca Ferreira Michelon, do Instituto de Artes e Design (IAD/UFPel), estiveram nesta quarta-feira(27) no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, com Orayl Barcellos e o provedor da instituição, dr. Roberto Antonio Lamas.
No encontro, ficou acertada a parceria entre os professores e o curso com o hospital, para que se realize a conservação e o restauro do acervo encontrado junto ao Salão Nobre da instituição. Esse conjunto, com mais de duzentas obras de arte, é uma das coleções de maior importância da cidade de Pelotas.
Como desdobramentos desta parceria, serão realizados um projeto de extensão que irá conservar e restaurar as peças, e um projeto de pesquisa, que estudará a importância do conjunto como um patrimônio cultural da cidade, criando subsídios para o tombamento do acervo e a captação de recursos para desenvolvimento dos trabalhos.
Como contrapartida, a instituição hospitalar coloca já a disposição de alunos e professores da UFPel um espaço para trabalho e a possibilidade de experimentação direta com os processos de conservação e restauro em peças grande valor.
O programa das atividades prevê: processo de registro e documentação textual e visual das peças; realização de diagnóstico do estado de conservação, para desenvolvimento de uma metodologia de intervenção adequada para cada objeto; higienização e desinfestação das obras; restauração de obras danificadas por fatores físicos, químicos e biológicos; e estudo do valor cultural do conjunto e sistematização de processos de conservação preventiva para a manutenção do acervo no futuro.
“A parceria promove uma aproximação direta da UFPel e seus professores e alunos com a comunidade, mediante um trabalho especializado que recupera a história e os bens culturais do município, na medida em que os processos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Conservação e Restauro da UFPel estarão inter-relacionados e contribuindo de forma efetiva para a comunidade”, opina Roberto Heiden, professor do curso de Conservação e Restauro. Segundo ele, na medida em que o curso exige o trabalho com bens culturais de valor reconhecido, para o desenvolvimento das atividades de ensino/aprendizagem de docentes e discentes, projetos como esse devem ser atividades recorrentes.
“A cidade de Pelotas, com seu imenso patrimônio cultural em bens móveis e imóveis, será permanentemente um local de intervenção direta do Curso de Conservação e Restauro, reafirmando o município como um pólo de cultura, elemento que potencializa o turismo e outros ramos da economia”, enfatiza.