Grupo de Ovinos da Zootecnia da UFPel tem 13 trabalhos aceitos em congressos

29 de Maio de 2009

O Grupo de Ovinos (Govi) do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel) teve três artigos completos aceitos para o Congresso da Sociedade Espanhola de Ovinotecnia e Caprinotecnia, e dez para o Congresso da Sociedade Brasileira de Zootecnia.
Além de artigo de acadêmica da Faem, bolsista do Pibic/CNPq/UFPel, foram aceitos os dos doutorandos Juliano Hideo Hashimoto e Marlice Salete Bonacina, orientados pelos professores José Carlos e Maria Teresa Osório.
No congresso da Sociedade Brasileira de Zootecnia, que será realizado de 14 a 17 de julho, além dos dez trabalhos do Grupo de Ovinos, foram convidados para palestrar os professores José Carlos da Silveira Osório e Maria Teresa Moreira Osório, respectivamente sobre: “Características sensoriais da carne ovina” e “Qualidade funcional da carne ovina”.
Na segunda-feira(1), o Grupo de Ovinos estará na Embrapa, Bagé, participando do sacrifício de 24 caprinos no projeto “Bases para a criação de uma Identificação Geográfica Protegida de carne caprina”, que foi aprovado pelo edital universal do CNPq e que terá seus dados utilizados para dissertações e teses dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPel.
Na terça estará sendo realizada a avaliação de carcaças e na quarta e quinta as avaliações instrumentais da carne. Posteriormente, serão feitas dissecações dos diferentes cortes, análises sensoriais e ácidos graxos, bem como comprimento de sarcômero.