Atendimento Buco-maxilo-facial do Pronto Socorro de Pelotas é feito por residentes da UFPel

28 de Maio de 2009

dr_rafael_2.JPG Há 34 anos, o curso de Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, da Faculdade de Odontologia, é responsável pelo atendimento e tratamento dos pacientes traumatizados que chegam ao Pronto Socorro de Pelotas (PS). O serviço é realizado pelos residentes do curso de especialização e é oferecido gratuitamente de acordo com um contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o coordenador da residência, Marcos Antônio Torriani, essa especialidade oferecida pela UFPel é muito importante na emergência do PS, que trata pacientes vítimas de trauma em toda a região. “O PS é o único hospital da região com essas características. Através do SUS, nós atendemos toda a região sul”, salienta. De acordo com o coordenador, há sempre um residente de plantão no PS e um professor de sobreaviso para alguma situação de dificuldade em um procedimento. O atendimento conta ainda com um estagiário da graduação que acompanha os residentes.

Para o aluno Maurício Fernandes, a residência no PS é uma grande experiência profissional e também uma lição de vida. “Aprendemos a valorizar mais os indivíduos e melhorar a conduta e a postura da própria vida”, disse. Segundo o estudante, a média diária é de dez atendimentos e grande parte dos pacientes chega ao PS com lesões nos tecidos moles e fratura nasal provocadas por agressão e acidentes de trânsito. “Com este índice percebemos a importância de utilizar o cinto de segurança e de não dirigir sob o efeito de álcool e drogas que provocam grande parte dos acidentes com traumas”, completou.

Na sede da Faculdade de Odontologia, o curso oferece à comunidade pequenos procedimentos que necessitam apenas de anestesia local. Já as cirurgias que necessitam de anestesia geral e as cirurgias de correção facial são realizadas nos hospitais.